Caminhar, subir escadas e até alongar-se podem ser medidas positivas
Segundo o Centro de Combate ao Câncer, cerca de 27% de todos os diagnósticos de câncer estão relacionados à associação de dois fatores de risco: o sedentarismo e a alimentação incorreta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de exercício físico por pelo menos 150 minutos durante a semana já garante a regularidade necessária para que se sintam mudanças no corpo e no bem-estar.
O desenvolvimento do câncer ocorre pela multiplicação desordenada e acelerada de células mutantes capazes de se espalhar por todo o corpo – os tumores malignos. O excesso de gordura corporal, principalmente na região do abdômen, faz com que o organismo permaneça em um estado de inflamação sistêmica ideal para o surgimento de mutações celulares; o que facilita o desenvolvimento e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago, estômago, pâncreas, rins, mama, tireoide, entre outros.
A prática de exercícios físicos, portanto, atua como aliada no cuidado contra o câncer de forma direta e indireta. De forma direta, diminui o acúmulo de gordura corporal e, de forma indireta, auxilia na prevenção e evita a progressão de tumores, uma vez que a atividade física promove uma resposta positiva no sistema imunológico e cardiovascular, além de auxiliar na regulação de níveis hormonais.
Inserindo o exercício no dia a dia
Para garantir o tempo mínimo de atividade física recomendado pela OMS não é necessário contratar longos planos de academia ou fazer mudanças súbitas em seu estilo de vida. É possível começar aos poucos, adequando a atividade física ao cotidiano, por meio de pequenas mudanças, como:
- Alongar-se, caminhar, correr e dançar
- Preferir o uso de escadas
- Caminhar até seu destino ou ir de bicicleta
- Reservar um tempo do seu dia para praticar suas atividades físicas favoritas, como yoga ou passeios com os cachorros
- Estabelecer metas coerentes com a sua rotina
- Planejar atividades sociais que envolvam atividade física
- Buscar por recomendação profissional de exercícios que possam ser feitos em casa
A maioria dos diagnósticos de câncer é feita em estágios avançados. Conhecer os métodos de prevenção e cuidar de seus hábitos com acompanhamento médico é essencial para a manutenção de uma vida saudável.
Por: Ana Clara Archanjo – Jornal Júnior – Unesp/Bauru