Home>Saúde>Saiba o que é artrose: conheça o tratamento, exercícios e a dieta
Saúde

Saiba o que é artrose: conheça o tratamento, exercícios e a dieta

Também conhecida como osteoartrite, é uma doença articular degenerativa. É o “reumatismo” mais frequente da população mundial, sendo mais comum em mulheres, nas quais predomina em mãos e joelhos. Já em homens, há uma preferência pela articulação do fêmur com o quadril.

O que é artrose

A artrose aumenta em incidência com o passar dos anos. É rara antes dos 40 anos e muito frequente após os 60. No entanto somente 40% dos pacientes com alterações na radiografia vão se queixar de dor crônica.

O que é artrose – tratamento

O que é artrose

Em Botucatu, o tratamento para alcançar a cura é realizado com êxito pelo Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas Unesp Botucatu – HCFMB, Fábio Vicente Leite (36). Formado e Especilizado pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, Vicente é Reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e atua também na Clínica De Marchi.

“A osteoartrite (artrose) caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os “bicos de papagaio”. Costuma ser dividida em artrose primária (sem agente causal conhecido) ou secundária (a outras doenças das articulações, ou até mesmo a doenças sistêmicas). A herança genética também pode ter um importante papel, principalmente em apresentações clínicas mais clássicas”, avalia o médico.

Osteoartrite e exercícios

É importante considerar dois aspectos em relação a exercícios e artrose:

  1. Osteoartrite como consequência de exercícios físicos;
  2. Participação dos exercícios no tratamento da osteoartrite.

A atividade funcional de uma articulação é fundamental para sua conservação. Porém situações de sobrecarga ou de esforços repetitivos excedem a capacidade que a junta tem de se proteger.

Articulações normais podem tolerar exercícios prolongados e até vigorosos sem maiores consequências. Mas indivíduos que as têm comprometidas devem ter cuidados especiais, devendo fazer atividades físicas supervisionadas, preferindo fortalecimento muscular e poupando sobrecarga articular.

O que é artrose

A preferência é por natação ou bicicleta, mas a musculação também pode ser indicada, desde que sob supervisão por profissional habilitado. Os exercícios conseguem melhorar o desempenho funcional das juntas, diminuem a necessidade do uso de medicamentos, e trazem ainda benefícios psicológicos. O fortalecimento da musculatura anterior da coxa é fundamental e indispensável no tratamento da artrose de joelho. Os exercícios posturais também são de grande valia.

  E quanto à dieta?

Na osteoartrite, a única dieta que deve ser considerada é a que tem por finalidade diminuir o peso. A obesidade piora artrose de coluna, joelhos e quadril por sobrecarga mecânica; mas também piora artrose de toda e qualquer junta do corpo, pois as células de gordura produzem hormônios que inflamam todas as cartilagens do organismo, inclusive as das mãos. Assim, perder peso faz retardar a progressão da doença, coisa que nenhum medicamento é capaz de fazer até os dias atuais. Por menor que seja o emagrecimento, haverá sempre um benefício.

Emagrecer não é fácil, mas o sacrifício é compensado com o alívio dos sintomas e com o retardamento da evolução da doença.

Dr. Fábio Vicente Leite
CRM 139293
Clínica De Marchi
(14) 3881-2728

Comentários

Comentários