Home>Colunas>Dicas de Beleza>Você conhece a Fonoaudiologia Estética?
Dicas de Beleza

Você conhece a Fonoaudiologia Estética?

O rosto é o cartão de visita, hoje em dia as pessoas se preocupam muito com o corpo, mantendo a boa forma e estão deixando de lado os tratamentos faciais.

A Fonoaudiologia Estética é um novo tratamento onde o paciente exercita, alonga e relaxa a musculatura do rosto, isso tudo sem aplicar cremes rejuvenescedores, toxina botulínica e sem sentir dor. Pensando nisso, Leila Christina Rodrigues Candeias, CRFa 1494,  formada em Fonoaudiologia pela PUC de SP em 1984, com pós-  graduação latu sensu em Voz, tendo o título de Especialista em Voz desde 2002, pelo Centro de Estudos da Voz, CECEV decidiu se especializar na técnica para aplicá-la na região. Foi quando decidiu ampliar suas habilidades se especializando em Fonoestética e participando de Congressos com outros profissionais renomados como a Fonoaudióloga Patrícia Faro.

A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento das marcas e vincos na pele; consequentemente facilita o surgimento de rugas precoces. Ao mastigar, sorrir, engolir e falar fazendo movimentos exacerbados (às vezes nem nos damos conta disso) fazemos com que alguns músculos faciais  não sejam trabalhados adequadamente”, ressalta Leila . “As pessoas às vezes franzem demasiadamente a testa ao conversar, ou fecham os olhos ao sorrir; aí a pele vai refletir essa movimentação inadequada, com o aparecimento de mais vincos e rugas do que seria o esperado para aquela idade”.

Os pacientes que buscam o tratamento na área de Motricidade Orofacial apresentam alterações que prejudicam a fala, a estética, ou a deglutição;  e muitas vezes a comprometem auto-estima. Embora algumas vezes não se queixem dessas alterações, quando abordados na avaliação demonstram um maior interesse no tratamento. A atuação fonoaudiológica na estética da face visa prevenir e adequar as alterações dos músculos mímicos e da mastigação desencadeadas pelo envelhecimento, pelos movimentos exagerados da mímica facial ou por distúrbios orofaciais e cervicais. A realização sistemática dos exercícios pelo período de três meses mostra-se favorecer a diminuição das rugas, marcas de expressão e flacidez facial, com variação do grau e localização da melhor.

  Dicas da Especialista:

Para o terço superior da rosto:
Levante as duas sobrancelhas juntas e segure levantadas por 5 segundos, solte e relaxe. Repita 3 vezes.

Para o terço médio do rosto e para prevenir o “bigode de chinês” :
1)faça um sorriso amplo com lábios fechados e segure por 5 segundos , (sem contrair junto os olhos), solte . Repita 3 vezes
2)Infle as duas bochechas e segure infladas por 5 segundos, solte . Repita 3 vezes

Para o terço inferior do rosto e pescoço:
Contraia o pescoço e faça um sorriso forçado com os lábios separados , mostrando os dentes ; segure por 5 segundos, solte. Repita 3 vezes.

Faça estes exercícios todos os dias pela manhã , uma vez por dia. e também ao lavar e enxugar o rosto e ao passar cremes, faça sempre movimentos leves, para cima e do centro para os lados. Movimentos ascendentes ajudam porque a lei da gravidade é sempre para baixo !

A fonoaudióloga

A importância da Fonoaudiologia Estética que desenvolverá um trabalho de reorganização neuromuscular através da adequação das funções, relaxamento, alongamento , massagens, drenagem linfática e exercícios para os músculos da região do rosto e pescoço é extremamente importante.

Experiente na área, Leila Candeias trabalha com terapia fonoaudiológica com o auxílio de um laboratório computadorizado de voz, ministra cursos de voz para aperfeiçoamento de pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, em seu Consultório ou In Company.

Possui o Certificado do Método de Ressonância Lessac – Madsen para Terapia Vocal, que tem aplicação especial para Atores e Cantores. Possui também o Certificado do Método Lee Silverman, para terapia de fala e voz dos portadores de Parkinson.

Fonoterapia , Aperfeiçoamento Vocal , Fonoestética e Terapia de Florais de Joel Aleixo
Espaço LUMINIS, rua Quintino Bocaiúva , 1019 , BOTUCATU,  telefone 3015 3120

Comentários

Comentários