Home>Gastronomia>Culinária brasileira: do sul ao norte do país
Gastronomia

Culinária brasileira: do sul ao norte do país

A gastronomia brasileira varia de acordo com cada região, por causa das diferenças no modo de fazer e sua peculiaridade de acordo com clima e características geográficas. Com um país extenso e com diferentes culturas é difícil dizer que tem um prato unanime, alias podemos dizer que tem uma combinação bem brasileira que está no Brasil inteiro, o famoso arroz e feijão.

Ao falar de culinária brasileira precisamos relembrar a história e que o nosso país teve constates imigrações africanas, italianas, portuguesa, japonesa, alemã, holandesa, entre outras. Cada povo trouxe do seu país sua cultura e culinária que misturou com a culinária indígena, desde modo o Brasil tem diversas comidas tipicamente brasileiras de acordo com a cada região.

Região Sul

É marcada pela influência da culinária indígena, italiana, alemã, portuguesa e espanhola. Tem como prato principal o tradicional churrasco gaúcho, os italianos trouxeram a massas, polentas e o frango. As influencias alemãs estão restritas ao interior do Rio Grande do Sul e a Santa Catarina. Já o Paraná conta com forte influência indígena, além da culinária italiana.

Principais ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho e erva mate.

Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz carreteiro, sopa catarinense.

Região Sudeste

Os estados possuem ingredientes e modo de preparo semelhante na culinária, possui origem na culinária portuguesa, indígena e africana. Em São Paulo há uma maior diversidade gastronômica devido a influencias estrangeiras, como japonesa, libanesa, síria, italiana e espanhola.

Principais ingredientes: carne, arroz, feijão, ovo, polvilho, mandioca, massas e batatas.

Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca de capixaba, feijoada, pão de queijo.

Região Centro Oeste

Com a presença da culinária africana, portuguesa, indígena, italiana, síria e latino-americana.  Devido a pecuária local a presença de carnes bovinas, caprinas e suínas é bem forte, além dos peixes por causa da fauna do pantanal.

Principais ingredientes: carne seca, pequi, mandioca, milho e erva mate.

Pratos típicos: arroz com pequi, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha e vaca atolada.

Região Nordeste

Devido as diversidades climáticas da região pode notar diferente gastronomia. Do litoral pernambucano a Bahia podemos a forte influência africana, em Alagoas frutos do mar são mais recorrentes. No Maranhão a predomino da culinária portuguesa, no sertão nordestina a presença de carne seca e a culinária típica de festa junina também.

Principais ingredientes: azeite de dendê, carne seca, mandioca, milho, caranguejo, camarão e gengibre.

Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, tapioca, buchada e sarapatel.

Região Norte

A região tem como base a culinária indígena, com algumas influências portuguesas, japonesas, italianas e da região nordeste. Por ter uma culinária típica indígena é considerada por alguns como a região mais brasileira.

Principais ingredientes: cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, guaraná, tucunaré e castanha do Pará.

Pratos típicos: pato no tucupi, caruru, tacacá e maniçoba.

Comentários

Comentários