Home>Gastronomia>Conheça as mulheres que comandam a cozinha no Brasil
Gastronomia

Conheça as mulheres que comandam a cozinha no Brasil

Quando se fala de chefs de cozinha brasileiros a primeira imagem que vem na cabeça são de chefs homens e isso não é por acaso, durante muitos anos este mercado foi dominado pelo sexo masculino. Porém a representatividade feminina vem crescendo e elas vem ganhando espaço, garantido uma igualdade neste ambiente tradicionalmente comandado pelos homens. De fato não falta nome de mulheres brasileiras na gastronomia, inclusive que ganham prêmio pelo exterior como no caso da chef Helena Rizzo que foi considerada melhor chef do mundo pela revista britânica Restaurant.

Conheça grandes chefs brasileiras:

  • Helena Rizzo

Comanda o restaurante Maní ao lado de seu marido, o chef Daniel Redondo. Já foi premiada como melhor chef da America Latina e agora como melhor do mundo pela revista britânica Restaurant.

  • Mara Salles

Comanda o restaurante Tordesilhas e é um dos principais ícones quando se fala de comida brasileira.

  • Roberta Sudbrack

Comanda o restaurante Roberta Sudbrack  e sua área é cozinha contemporânea.

  • Paola Carosella

Comanda o restaurante Arturito e já ganhou diversos prêmios como chef revelação pela revista Gula em 2005, chef do ano em 2010 pela revista Veja São Paulo Comer e Beber, e melhor restaurante variado em 2009 e 2010 pela mesma revista. Paola é argentina, mas considera o Brasil sua casa.

  • Gabriela Barreto

Comanda o restaurante Chou e já ganhou o prêmio de melhor restaurante variado pela revista Veja São Paulo Comer e Beber em 2012.

  • Janaína Rueda

Comanda o Bar da Dona Onça e ganhou diversos prêmios como melhor bar pela revista Veja São Paulo Comer e Beber em 2008 e 2009, bar do ano pela edição Melhores do Ano da revista Prazeres da Mesa em 2009, e o de melhor feijoada pela revista Época São Paulo em 2010 e 2011.

  • Ana Luiza Trajano

Comanda o restaurante Brasil a Gosto e já foi premiada na categoria Trivial pelo o jornal Estado de São Paulo em 2012.

  • Ana Soares

Comanda a cozinha da rotisseria Mesa III e teve sua trajetória reconhecida pelo prêmio Paladar de Personalidade do Ano em 2009.

  • Carla Pernambucano

Comanda a cozinha do restaurante Carlota e é sócia junto com a Carolina Brandão do restaurante Las Chicas. Apresenta uma série de TV “Brasil no Prato” no canal Fox Life, é blogueira, palestrante e autora de seis livros de culinária.

  • Morena Leite

Comanda o restaurante Santinho e é sócia do restaurante Capim Santo. Escreveu três livros sobre culinária e recebeu o prêmio de Melhor Cozinha brasileira em 2011 pela revista Go Where Gastronomia.

Comentários

Comentários