Home>Artes>Amarelo, a cor do triunfo!
Artes Pinturas

Amarelo, a cor do triunfo!

Eu tenho um pouco de girassol. (Van Gogh)

As cores tem uma forte influência sobre a nossa personalidade e até sobre o nosso humor. Você já observou por que preferimos algumas cores em vez de outras? De fato elas exercem uma grande influência no nosso dia a dia. O amarelo, por exemplo, é a cor que mais se assemelha ao Sol. Ela traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem com sua atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria. E você é agraciado todos os dias com tal sutileza. Desta forma vemos que as cores estão presentes em nossas vidas muito mais do que imaginamos e fazer uso delas só nos trará ainda mais benefícios.

Segundo a Psicologia das Cores, as pessoas que gostam do amarelo tendem a serem alegres, comunicativas e intelectuais. O amarelo é inspirador! Ele refulge e ilumina, corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e através deles, se irradiam discernimento e capacidade de decisão.

Na linguagem das Artes Plásticas, nenhum outro pintor deu-lhe tamanha vitalidade e força como Vicent Van Gogh em sua renomada obra “Doze Girassóis em uma Jarra” (1888). O amarelo dos girassóis vinha carregado da mais pura magia, como se nele estivessem agregados pedaços do sol. O girassol sempre esteve ligado à simbologia da vida e da relação com o astro-rei. Como um ser devoto, a flor “acompanha” o sol durante sua trajetória de vida, recebendo a luz que dele emana com abundância. Apenas na sua maturação, o girassol cessa a sua reverência para então triunfar na posição da nascente. Talvez seja por isso que Van Gogh tenha se encantado tanto com os girassóis, a tão conhecida “flor do sol”.

Em nossas vidas estamos em constante crescimento e aprendizado, seja profissional, pessoal ou mesmo espiritual. Aos poucos vamos diferenciando fatos importantes dos menos importantes e construindo nosso jardim como alicerce de um triunfo almejado, onde nossos pés germinarão futuras vitórias. Assim como os girassóis, também buscamos um “lugar ao sol”, nos posicionamos mediante aos nossos sonhos e aos poucos percebemos que não basta apenas sonhar. A estrada exige muito mais do nosso bom humor mediante às adversidades, assim como nossa coragem, fé e força para lutar.

Quando estamos alinhados com o universo fazendo uso das coisas que este nos proporciona certamente atingimos nossos objetivos com sucesso. Por isso, experimente ativar seu dinamismo e raciocínio através do amarelo em pequenas mudanças no seu dia a dia. Coloque mais cor à sua vida. Inspire-se! Deixe-se estimular pelo otimismo sem qualquer contraindicação. Impressione seu subconsciente com uma boa música, isso nos permite enxergar além dos limites e faz com que as coisas pareçam possíveis e realizáveis.

Que o amarelo expanda sua capacidade de discernimento amplie seus horizontes e percepção para que você saiba reconhecer enfim as oportunidades! A vida está cheia delas, mas se caminharmos de olhos fechados, inebriados com tons acinzentados jamais as descobriremos. Se nos fechamos em nossa célula de conflitos, apenas perdemos energia.

Ter êxito é inerente ao ser humano. O triunfo faz parte de uma realização pessoal e de vida. E pensar em amarelo, está diretamente ligado às questões de amplitude em todas as áreas de crescimento pessoal.  Mas, antes de relacionarmos com poder e riqueza, é importante procurar um êxito no que nos deixe certa dose de satisfação e paz. Em outras palavras, um triunfo mais humano que se harmoniza com nossos sonhos e aspirações.

É evidente que não basta sonhar para triunfarmos. Você já se permitiu sentir o sol de um jeito diferente pela manhã, energizar-se com raios amarelo-dourados? Deixe resplandecer o riso e a gratidão. Permita-se vibrar com esta alegria agradecendo a Vida em seu momento. Mude a “cor” da sua mente, tal como o camaleão muda a cor da pele, para caso surjam às adversidades, eis que aí prevalecerá seu autocontrole. Seja líder de seu triunfo. Como já dizia Henry Ford “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Podemos conquistar aquilo que queremos alcançar na vida, sendo solo fértil com farta luz solar, com ondas mentais douradas carregadas de imensa alegria, espalhar a nossa luz interior, manifestar a nossa alegria com a mesma vivacidade do amarelo. Que a Arte esteja presente em nossa vida através das cores, assim como a natureza, para que através delas possamos lembrar que a todo o momento estamos conectados com Deus.

Acredite, o triunfo só depende de você!

Texto: Ariane Siqueira

Comentários

Comentários