Home>Cultura>Carnaval: como surgiu e quais as referências históricas
Cultura

Carnaval: como surgiu e quais as referências históricas

O carnaval está chegando e junto com ele vem muita folia, diversão, música, dança, samba e toda a alegria do povo brasileiro. Porém, já parou para pensar da onde surgiu a ideia do carnaval?

O carnaval é a junção de várias comemorações realizadas na antiguidade por diferentes povos, como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Os festejos eram em comemoração as grandes colheitas e principalmente em louvor as divindades.

Alguns especialistas apontam que a palavra “carnaval” vem do latim carrum navalis, em tradução “carro naval”, pois na Roma Antiga era realizado uma grande festa e nesta comemoração, onde todos dançavam na rua, tinha alguns carros que levavam pessoas nuas enquanto dançavam. Outra parte dos pesquisadores consideram que a palavra “carnaval” vem de outra expressão latina carnem levare, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. Esta versão vem anos depois, após a igreja católica incorporar a festa como uma festividade antes da quaresma, uma espécie de últimos dias de liberdade.

As comemorações do carnaval ficaram diferentes em cada país que manteve a tradição.

O carnaval brasileiro ganhou inspirações de vários países, como:

  • Portugal

Dos portugueses herdamos as tradicionais “guerras de águas”, nas quais molhamos todo mundo de diferentes formas. Além do hábito dos homens trocarem de roupas e se vestirem como mulheres.

  • Itália

A ideia de se fantasiar e usar máscaras veio dos bailes da Itália, que faziam estas festas a fantasias para a nobreza.

O surgimento das marchinhas, blocos e trios

  • Marchinha

As marchinhas entram no carnaval brasileiro entre os anos de 1930 e 1950, a música “O Abre Alas” é considera a primeira canção escrita para um bloco de carnaval. A canção foi composta por Chiquinha Gonzaga.

  • Bloco

Os blocos surgiram em meados do século 19 e o primeiro é creditado ao sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates, conhecido como Zé Pereira. Ele saiu pelas ruas tocando um bumbo, e as pessoas vendo aquilo começaram a se juntar a ele em festa.

  • Trio

O trio elétrico é a invenção mais nova do carnaval. Dois baianos, Dodô e Osmar, equiparam um Ford 29 com dois alto-falantes e saíram tocando pelas ruas de Salvador. Foi um sucesso, no ano seguinte eles trocaram o veículo por uma picape e convidaram Themístocles Aragão para compor o trio elétrico.

Comentários

Comentários