Home>Saúde>Benefícios das vitaminas no corpo
Saúde

Benefícios das vitaminas no corpo

Foto: Pixabay/Silviarita

O corpo humano não produz vitamina, porém o nutriente é essencial para organismo. Para conseguir as vitaminas é necessário consumir os alimentos que estão presentes e a luz solar, caso da vitamina D.

Uma dieta rica em legumes, vegetais, hortaliças, leite e derivados, carnes, ovos, cereais e frutas, carregam todas as vitaminas necessárias para o corpo. Além de um banho de sol de 15 minutos por dia.

As vitaminas são responsáveis por benefícios no organismo. Confira:

Sangue

A vitamina K ajuda a coagular o sangue, já a vitamina B12 mantém as hemácias saudáveis. Enquanto as vitaminas B6 e B9 evitam a anemia.

Estômago

As vitaminas B5 e B6 ajudam com os problemas digestivos e náuseas.

Coração

Para se proteger contra doenças cardíacas é necessário o consumo das vitaminas E e F, já para manter o coração saudável, evitando palpitações a vitamina é a B9.

Pulmão

A vitamina C, combate os problemas respiratórios.

Músculo

Caso esteja muito cansado e sofrendo com câimbras, as vitaminas E, B5 e B12 previnem estes problemas. Além que a vitamina B1 ajuda no funcionamento dos músculos.

Osso

Para o crescimento e formação dos ossos é essencial o consumo de vitamina A e para manter os ossos fortes a vitamina D, que ajuda absorver o cálcio e o fosfato.

Pele

As vitaminas A, E e F protegem e mantêm a pele saudável, já a vitamina C previne o envelhecimento.

Cabelo

Para o crescimento e fortalecimento as vitaminas A e E são indicadas, quando se trata de recuperação e quedas a vitamina certa é a D.

Olho

A vitamina A mantém a uma boa visão e a B previne catarata e protege a membrana ocular.

Boca

A gengivite é prevenida com o consumo de B6 e a para evitar inflamações na boca a vitamina C e B2 são recomendadas.

Cérebro

Para um melhor raciocínio e concentração a vitamina E é a solução, já para manter saudáveis as células do sistema nervoso as vitaminas do complexo B.

Comentários

Comentários