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Dicas de Saúde

O kefir e seus benefícios para o organismo

Foto: Pixabay/PhotoMix-Company

Você conhece ou já ouviu falar sobre o kefir? Esta é uma bebida, em sua maioria derivada do leite. Sua fermentação resulta na proliferação de bactérias formando os chamados probióticos vivos, também conhecidos como lactobacilos.

Por ser um alimento rico em proteína, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina C e do complexo B, é considerado um probiótico potente e com diversas vantagens para quem o consome.

Seu processo de produção leva em torno de 48 horas, podendo ser repetido inúmeras vezes, ou seja, o mesmo kefir produzirá probióticos por diversas vezes, desde que seja realizada a devida higiene do local e dos utensílios em que o alimento fica.

Benefícios:

Propriedades antibacterianas: um dos probióticos produzidos pelo kefir chama-se Lactobacillus, capaz de matar bactérias como a Salmonela, por exemplo. Além disso, os lactobacillus ajudam na digestão.

Prevenção do câncer: acredita-se que o kefir ajuda na prevenção do crescimento de células cancerígenas.

Proteção do sistema digestivo: o alimento atua na prevenção e diminuição de problemas como prisão de ventre e diarreia. Atua também na proteção dessa região contra bactérias que causam úlceras, gastrite, além de diminuir doenças do intestino.

Alternativa para quem tem intolerância a lactose: as bactérias boas do kefir se alimentam da lactose do leite. Por isso, é ótimo para quem tem algum tipo de intolerância.

Emagrecimento: Por ser pouco calórico e não conter carboidratos, pode ser consumido à vontade. Além disso, ele possui os mesmos benefícios do leite, como ajuda no controle da fome, dando maior sensação de saciedade e também, por ser rico em cálcio, ajuda na manutenção dos ossos e traz mais força aos músculos na hora do treino.

Modo de preparo do Kefir do Leite

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Grão de Kefir
  • 1 litro de leite (com lactose)

Modo de Preparo:

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
  4. Deixe fermentando por 48 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
  6. Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir

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