Home>Dicas>Dicas para guardar dinheiro mensalmente
Dicas

Dicas para guardar dinheiro mensalmente

Foto: Pixabay/Kschneider2991

Economizar dinheiro todo mês parece uma tarefa complicada, pois os gastos são vários e é difícil sobrar alguma quantia em alguns meses. Porém a forma que você vê o dinheiro que sobra já diz muito se você consegue ou não guardar, se você vê o dinheiro como uma sobra do mês provavelmente vai gastá-lo, agora se você poupa com algum objetivo em mente vai conseguir guardar a quantia necessária.

Poupar dinheiro depende de dois fatores, um objetivo e um planejamento. O primeiro passo é ter um objetivo para a quantia que está sendo guardada. O segundo é planejar de acordo com as suas finanças uma quantia que você consiga economizar todo mês, sem que atrapalhe os seus gastos básicos e não interfira nas contas já existentes.

Confira algumas dicas para economizar:

Objetivo

Defina seu objetivo para poupar o dinheiro e deixe a mostra para que possa sempre lembrar o que está almejando. Por exemplo, se você deseja viajar deixe uma foto do destino bem próxima de você, caso queira trocar de carro uma foto do carro que almeja. Deixar exposto e perto de você o que pretende fazer é uma forma de sempre lembrar do seu objetivo e deixar sua motivação em alta.

Devagar

Comece a poupar aos poucos até criar um hábito. Então comece com 5% do salário e após alguns meses suba para 10%, o ideal é guardar todo mês 20% do salário. Estabeleça essa meta e alcance.

Poupe primeiro

Quando o dinheiro cair na conta já retire a quantia que deseja economizar, pois assim você evita de gastar o dinheiro. Caso ache necessário faça aplicação automática, dessa forma, você não esquece de retirar a quantia.

Fundo de emergência

Faça um fundo de emergências para quando surgir um imprevisto você tenha o dinheiro para usar. A quantia deve ser de 3 meses de salário para quem é CLT e 6 meses de ganhos para quem é autônomo ou empresário. Guarde em uma poupança, pois é um lugar seguro, não tem imposto de renda e você pode retirar quando necessário.

Longo prazo

Após fazer um fundo de emergência, pode focar na quantia necessária para seus objetivos.

Comentários

Comentários