Home>Colunas>Dicas de Saúde>Quando devo extrair os dentes dos sisos?
Dicas de Saúde Saúde

Quando devo extrair os dentes dos sisos?

Dentes dos sisos são os últimos dentes da arcada dentaria atrás do segundo molar. São os últimos dentes a nascerem na boca por volta dos 16 aos 21 anos .São os terceiros molares e são conhecidos como dentes do juízo relacionada a idade de erupção, de maturidade.

Na maioria dos casos ele são em 4 (2 superiores e 2 inferiores). Há pessoas que não tem todos os sisos e raros os casos dos que não tem nenhum.

Quando extrai-los?

-Quando o siso nasce parcialmente e inclinado sobre o dente da frente;

-Quando o paciente tem pericoronarite que é a inflamação da gengiva que recobre o dente;

-Quando o dente do siso esta incluso ou impactado dentro de osso ou não nasceu;

-Quando se tem dificuldade em alcançar a escova de dente para higienização;

-Quando o paciente morde a bochecha;

-Quando se tem dor, inflamação, carie e abscesso;

-Reabsorção de dentes vizinhos;

-Em casos de cistos e tumores;

-Indicação ortodôntica.

Em casos em que os sisos erupcionaram totalmente sem nenhuma inclinação, com espaço suficiente para seu posicionamento na arcada dentaria não necessita da extração.

Cirurgia

Dependendo do posicionamento do dente  e erupção parcial, total são necessárias intervenções cirúrgicas com incisão da gengiva, osteotomia (remoção do osso) e odontosecção (corte do dente), para facilitar o processo cirúrgico.

A retirada de um dente do siso não implica na retirada dos demais. O que é recomendado é quando se retira o superior, fazê-lo o inferior também devido a extrusão dentaria do antagonista.

Pós Operatório

Costuma ser tranquilo, desde de que seguidas corretamente as recomendações do profissional, como as medicações na quantidade certa (analgésico,anti-inflamatório e antibiótico) e todas as orientações de repouso, alimentação, esforço físico, gelo, etc.

Claro que a recuperação vai de caso para caso e de paciente. Tem pessoas que tem mais propensão ao inchaço que outras. E também pode se ter um pós operatório melhor que outro proporcional ao tempo de cirurgia, posicionamento do dente (vertical, horizontal, inclinado ou girovertido), nem sempre é necessário esperar o dente nascer para retira-lo.

Na idade entre os 16 a 17 anos, os sisos ainda não formaram totalmente as raízes, o que facilita muito na extração. Depois dessa idade o osso se torna mais duro e as raízes vão se formando totalmente, ficando um pouco mais complexa a retirada.

O importante é visitar o seu dentista regularmente, pois só o profissional poderá acompanha-lo e orienta-lo sobre a hora certa ou não de uma extração.

Dra. Samantha Sauer Sartor.

Cirurgia dentista.

Implante Estética.

CROSP 55416.

Endereço: Rua Amando de Barros 1834.

Contato: (14) 3815-2553.

Comentários

Comentários