Home>Colunas>Dicas de Saúde>Carga Imediata: uma excelente solução para quem opte por dentes fixos em um curto período de tempo.
Dicas de Saúde Saúde

Carga Imediata: uma excelente solução para quem opte por dentes fixos em um curto período de tempo.

Foto: arquivo pessoal.

Implante com carga imediata é a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. E assim o paciente pode voltar a ter mais confiança ao falar, sorrir, comer e se relacionar pois, com dentes fixos isso tudo fica muito mais fácil e prazeroso.

Para o tratamento convencional, é feito várias etapas, sendo necessário aguardar a regeneração óssea cerca de 4 a 6 meses para colocação do dente fixo, e durante este tempo, pode-se optar em usar próteses removíveis.

A expectativa de vida da população tem aumentado e o número de pessoas idosas tende a dobrar nas próximas décadas. Essa população poderá trazer consigo vários problemas de saúde, mas o

(ausência de dentes) é um problema que já pode ser prevenido e tratado.

A população cada vez mais informada e exigente em todos aspectos, não diferente com relação a saúde bucal, tem se preocupado com a função e qualidade de vida, principalmente com a estética dental.

Muitas pessoas sofrem com ausência dentária e faz uso de prótese móvel. Porém, a maioria da população, se queixa do desconforto com uso destas próteses e principalmente os que fazem uso de próteses totais (dentaduras).

Com o passar dos anos e através de muitas pesquisas, houve avanços nas técnicas aplicadas, e os implantes dentais foram evoluindo, e se chegou ao conceito da carga imediata, sendo o principal público alvo, pacientes edêntulos totais que fazem uso de próteses totais ou a famosa dentadura.

As indicações para “carga imediata” são:

– falta de um dente (coloca-se um implante e uma coroa provisória fixa no mesmo dia ou poucos dias depois);

-desdentados totais (colocam-se no maxilar inferior (mandíbula) 4 a 5 implantes e na região do maxilar superior (maxila) de 4 a 6 implantes, podendo assim, se dar a carga nos implantes e confeccionando a prótese (protocolo) sobre os mesmos em no máximo 48 horas).

A técnica dispensa o período tradicional de espera para que ocorra a osseointegração, porém,  o implante precisa ter uma estabilidade primária, não tenha mobilidade, tenha a capacidade de suportar forças laterais mastigatórias. Tudo isto, é determinado no momento da fixação do implante no osso, sendo um fator primordial para o sucesso do procedimento, devendo considerar ainda, a quantidade e qualidade óssea encontrada na região, as características do implante e a técnica cirúrgica utilizada.

Logicamente tudo isso é possível mediante as condições de saúde geral do paciente, análise clínica, exames radiográficos e tomografias computadorizadas, quantidade óssea remanescente na região ( boa altura e espessura óssea), planejamento e procedimento cirúrgico (instalação dos implantes), para que possa efetivar a técnica (carga imediata).

Fatores como, problemas de cicatrização, diabetes descompensada, bruxismo, osteoporose, fumantes, alcoolismo, por exemplo, são relevantes, sendo contra indicados à realizar carga imediata.

Consulte um cirurgião-dentista, implantodontista, e saiba se você é um candidato a implante com carga imediata ou a técnica convencional.

Dr. José Nelson Paim

CRO :108-043

Comentários

Comentários