Home>Colunas>Atenção especial para você que usa ou quer colocar aparelho ortodôntico
Colunas Dicas de Saúde Saúde

Atenção especial para você que usa ou quer colocar aparelho ortodôntico

Foto: arquivo pessoal.

Os cuidados com a higiene bucal, o acompanhamento periódico com o profissional (cirurgião-dentista), são essenciais para a manutenção de sua saúde bucal, e diríamos, saúde geral como um todo.

No caso de pessoas que usam aparelhos ortodônticos, as visitas ao cirurgião dentista, se tornam uma rotina, pois é necessária manutenções de ajustes mensais, para que se desenvolvam resultados. Porém, o paciente também possui um papel fundamental no cuidado com o aparelho dentário, inclusive, àquele que mantém maior cuidado, favorece à resultados melhores.

  • Fique atento ao que come:

É sempre importante se preocupar com sua alimentação diária, principalmente na textura e composição, evitando alimentos duros (como torrones, torresmos, pipoca, amendoins, torradas duras); alimentos pegajosos (como caramelos); alimentos com fibras ou fios (como abacaxi, manga, carne de panela); e alimentos açucarados (como balas e chicletes).

Cada um desses alimentos pode comprometer seu aparelho e atrasar seu tratamento.

  • Higiene em dobro:

Higiene bucal é um cuidado básico para qualquer pessoa. E para os que usam aparelho, é necessário um cuidado redobrado. Isto porque, as peças acumulam vestígios de alimentos e bactérias, que precisam ser eliminadas constantemente, e para isto, é necessário uma boa escovação após as refeições, uso do fio ou fita dental, e em muitos casos, enxaguantes bucais. Muitas vezes, seu cirurgiã-dentista lhe orientará se há necessidade de melhora na higiene diária ou até mesmo de fazer uma limpeza com o profissional.

Pacientes que não cuidam efetivamente de seus dentes com todos os cuidados básicos de higiene, nota-se tendências a presença de gengivites, periodontites, perdas ósseas, cáries, manchas nos dentes (como àquelas manchas em formato quadrado, ao redor dos bráquetes, por acúmulo de alimento ou escovação inadequada, por exemplo, ao retirar o aparelho).

  • Não seja curioso:

É raro, mas as vezes deparamos com situações extremas onde o paciente, curioso ou incomodado com determinadas manobras executadas, ou alguma dor, em que acha que poderá amenizar, resolve mexer no aparelho ou tentar tirar as borrachinhas ou o fio, e acaba por causar maiores danos, prejudicando-se a si mesmo, desajustando o trabalho e atrasando o tratamento.

  • Não esqueça seu aparelho móvel por aí:

Ficar atento na forma de armazenamento do aparelho móvel é imprescindível, pois a perda do mesmo decorre na necessidade de confeccionar um novo aparelho, gerando custos novamente, e ficar sem, tanto pela perda, como por descuido em não usar, poderá acarretar em movimentos indesejáveis e recidivas (inevitável). Por isto é muito importante usá-los certinho, conforme recomendado, e ao armazená-los, durante as refeições, guardá-los sempre nas caixinhas que o profissional fornece, em casa ou ao sair. Lembrando sempre de seguir os cuidados de higienização do mesmo, conservando-o limpo e cuidado.

E muito importante: acompanhar as consultas de retorno marcadas periodicamente, pós retirada, do aparelho fixo, para que sejam feitas as avaliações e ajustes necessários no aparelho móvel, quando necessário.

Lembre-se:

É muito importante procurar um profissional para fazer um tratamento ortodôntico, que você se sinta bem, seguro e confiante, não buscando profissional de panfletagem mais barato. Profissional que peça exames radiográficos (como documentação ortodôntica) para avaliação inicial, antes de iniciar um tratamento, que faça uma avaliação geral inicial, tratando primeiramente de cáries e problemas periodontais, quando existentes, é uma norma necessária e imprescindível. Todo cuidado é pouco em se tratando de saúde e de um tratamento cuidadoso e de responsabilidade, em que o profissional o atenda com atenção, com tempo, se preocupando em fazer o melhor por você.

Cuide bem de seu aparelho, comparecendo às consultas marcadas, seguindo as recomendações dadas pelo profissional, para que dessa forma seu tratamento evolua e tenha o sucesso desejado.

Dra. Fernanda Sauer Sartor

CRO 66.633- SP

Clínico-geral e ortodontia.

Rua: Amando de Barros, 1834.

Fone; (14) 3815-2770

(14) 99671-3768.

Comentários

Comentários