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Saúde

Ortorexia: obsessão pelos alimentos saudáveis

Foto: Pixabay/Dbreen.

A Ortorexia é um transtorno alimentar no qual a pessoa busca se alimentar apenas de alimentos saudáveis. A pessoa que possui o transtorno só consome alimentos de forma regrada e saudável, além de não se permitir em momento algum comer alimentos fora da “dieta perfeita”.

O problema da Ortorexia é que a pessoa começa a viver somente em prol da dieta. Os amigos e familiares são deixados de lado, assim como sair para eventos sociais, pois estes atos colocam em risco a dieta estabelecida, já que contém outros alimentos que não estão presentes na “dieta perfeita”. Outro ponto é a oscilação de humor causada por uma dieta restritiva.

Causa

A Ortorexia existe por causa da busca pelo corpo perfeito e para alcançar o padrão de beleza desejado a pessoa acaba ficando obcecada e doente.

Sintomas

  • Se recusa a comer produtos industrializados;
  • Não consomem alimentos geneticamente modificados;
  • Excluem da dieta o sal, o açúcar e a gordura;
  • Obsessão pela forma de preparo dos alimentos;
  • Recusam alimentos que não estão presentes na dieta;
  • Dedicam-se integralmente a dieta, sem se importar com preço;
  • Quando não resistem a algum alimento, se culpam e ficam depressivas;
  • Não respeitam o equilíbrio saudável, podem ficar desnutridas e sente fome durante o dia;
  • Não confiam mais nos profissionais da saúde;
  • Julgam a alimentação das outras pessoas;
  • Afastam-se dos ambientes sociais, amigos e familiares;
  • Não consomem comidas preparadas por terceiros;
  • Perda de peso excessivo.

Tratamento

O primeiro passo é reconhecer a doença, depois é necessário um acompanhamento psicológico e de um nutricionista. A recuperação é lenta e precisa do apoio de amigos e familiares.

Como saber se a dieta está passando do limite?

  • Só segue e curte perfis relacionados a alimentação e dieta;
  • Dedica mais de três horas para questão alimentar;
  • Se distancia das outras pessoas para comer;
  • Tenta mudar os hábitos alimentares de quem está a sua volta;
  • Lê rótulos e só compra produtos orgânicos, ecológicos, funcionais e com certificado de salubridade;
  • Prefere não se alimentar ao invés de consumir alimentos fora da dieta;
  • Se culpa caso coma algo que não está na dieta.

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