UPbe03
Saúde

Problemas respiratórios

UPbe04
UPbe05

Foto: Pixabay/Tung256.

A respiração tem função de oxigenar as células e eliminar o gás carbônico, e a troca de gasosa precisa ser realizada pelo nariz. Funciona da seguinte maneira, o nariz aquece, umidifica e filtra o ar, que entra pela cavidade nasal e passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e chega aos alvéolos pulmonares. O ar que entrou pelo nariz faz o caminho de volta até sair pela cavidade nasal, completando assim o processo de respiração.

Quando a respiração começa a ser realizada pela a boca tem algo de errado, pois a respiração precisa ser efetuada pelo nariz. A respiração pode ser prejudicada devido a gripe, resfriados ou sinusites, renites, adenoide e desfio do septo.

Os primeiros sinais que indicam problemas respiratórios são nariz entupido, coceira, secreção na garganta, vontade de espirar, dor de cabeça e diminuição na capacidade de sentir gostos e cheiros.

Os problemas que precisam de atenção e cuidado redobrados são:

UPbe15
  • Adenoide: fica localizada atrás do nariz e pode prejudicar a respiração pelos seguintes motivos, inflamação causada por bactéria ou fungos ou por crescer demais.
  • Rinite: inflamação na mucosa do nariz.
  • Inflamação por resfriado ou argentina: prejudica o funcionamento dos cornetos nasais.
  • Desvio de septo: uma deformidade no septo que causa obstrução do ar.

Alguns exercícios podem melhorar a respiração. Confira.

UPbe16
  • Feche a narina esquerda e respire pela direita até encher o pulmão. Feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda. Repita o movimento trocando as narinas. Este exercício ajuda a identificar qual narina está com obstrução.
  • Com as mãos no abdômen, inspire e expire de forma rápida usando a força do abdômen para soltar o ar. O exercício ajuda a melhorar a rinite e a asma, além de oxigenar o corpo.

Comentários

Comentários

UPbe06
Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar