Home>Gastronomia>Cozinha: dicas no preparo do alimento
Gastronomia

Cozinha: dicas no preparo do alimento

Foto: Pixabay/Free-Photos.

Cozinhar é uma prática diária que leva a perfeição. A dedicação no preparo de um prato deve ser o mesmo em ocasiões especiais ou em um almoço trivial. Preoara os alimentos com empenho e praticar todos os dias eleva o sabor da comida, deixando mais gostosa e suculenta. Outro ponto é a forma que a comida é preparada desde o manuseio dos alimentos até o preparo.

Alguns truques na cozinha ajudam a melhorar o sabor e o modo de lidar com o alimento, deste modo a comida fica mais deliciosa.

Confira algumas dicas na cozinha.

Tábua de madeira

Utilize tábua de madeira para cortar os alimentos que vão ser consumidos. A tábua de madeira previne o crescimento de bactérias, não estraga com o corte da faca e seca mais rápido que as outras.

Outro ponto é ter duas tábuas de carne em casa, sendo uma para carnes e outra para legumes e verduras.

Amasse o alho

Para descascar o alho, basta amassar com lateral da faca. Deste modo o alho tem a casca removida facilmente e ainda já está amassado para continuar o preparo.

Descansar a carne

Deixe a carne descansar após assar ou grelhar, isso faz com que a carne fique mais suculenta, pois enquanto a carne esfria o “suco” é reabsorvido e não escorre ao cortar.

A ideia é deixar a carne descansando em temperatura ambiente por alguns minutos. Para que a carne não fique fria, embrulhe em um papel alumínio.

Fermento biológico fresco

Para o preparo de pães é recomendado o uso de fermento fresco ao invés de fermento seco, pois dá um sabor muito melhor ao pão. Apesar de ter curto prazo de validade, o fresco garante mais sabor aos assados.

Óleo X Macarrão

Óleo e macarrão não combinam. Colocar óleo na panela que cozinhar o macarrão para deixar o alimento soltinho não é uma boa alternativa, pois além de ser um método ineficiente, a gordura gruda na massa fazendo uma barreira que impede o macarrão de absorver o molho.

Para deixar o macarrão soltinho é necessário colocar a quantidade certa de água, mexer a massa enquanto cozinha e deixar cozinhar o tempo certo.

Óleo de Canola

O óleo de canola é queridinho entre os chefes de cozinha, pois é um óleo sem sabor, atinge altas temperaturas, é recomendado para maioria das dietas restritivas e costuma ser barato.

Abacate, maçã e berinjela

Alguns legumes e frutas, como abacate, maçã e berinjela, ficam pretos após serem cortados com antecedência para uma receita.

Para evitar que os alimentos pretejam é necessário colocar o alimento de molho na água com limão, pois o limão impede a oxidação que causa o escurecimento do alimento.

Comentários

Comentários