Foto: Pixabay/JESOOTScom.
Viagens longas fazem com que o horário mude em relação ao horário que estava no seu ponto de partida, por exemplo o Brasil é 6 horas de diferença da Rússia, então se agora é meio dia no outro país é 18 horas. Esta diferença de fuso horário faz com que quando viajamos o nosso corpo fique fora de sintonia.
Essa falta de sintonia causa alguns sintomas, como sono durante o dia, insônia durante a noite, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, entre outros.
Por isso separamos algumas dicas para amenizar os sintomas.
Antes de chegar
Mude os horários de acordo com o do seu destino gradativamente, vai se adequando ao horário de dormir, acordar e os das refeições.
Hidrata-se
Mantenha-se hidratado durante o voo e ao chegar ao destino, a falta de água piora os sintomas da mudança de horário.
Dormir no avião
Durma durante a viagem do avião, dessa forma você vai chegar descansado ao seu destino. Uma boa opção são os voos noturnos que são mais fáceis de dormir e se adaptar ao novo fuso.
Não durma
Não durma ao chegar ao destino, mesmo que esteja cansado saia para passear e não durma. Caso esteja muito cansado, tire apenas um cochilo de 30 minutos.
Rotina alimentar
Mantenha rotina alimentar e coma os mesmo alimentos nos primeiros dias. Deste modo o seu corpo não vai sofrer tanto com as mudanças.
Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos, como uma caminha, ajuda o seu corpo a entrar no novo fuso horário.