Home>Dicas>Dicas de cuidado com a barba
Dicas

Dicas de cuidado com a barba

Foto: Pixabay/Free-Photos.

A barba entrou no gosto masculino e muitos homens passaram a utilizar. Porém deixar a barba crescer não é tão simples como parece, é necessário cuidados básicos para deixa-la bonita e saudável.

Para ter barba não basta deixa-la crescer e ficar parecendo um homem da caverna, é preciso cuidar com atenção e paciência para que fique estilosa. Confira algumas dicas.

Paciência

Para começar é necessário paciência, pois em 3 meses você vai conseguir ter noção de como é sua barba. Após este tempo será identificado se você possui falhas e a velocidade de crescimento dos pelos. Durante este período não utilize a lamina, preserve a higiene da barba e vá moldando no formato pretendido.

Coceira

Resista a coceira durante o crescimento do pelo e a vermelhidão que pode acontecer. Para aliviar os efeitos da irritação aplique hidratante ou óleo para barba. Não utiliza produtos a base de álcool.

Higiene

A barba assim como cabelo precisa ser higienizada, pois acumula impurezas do dia a dia. Para realizar a limpeza é necessário seguir alguns passos:

  • Lave a barba após as refeições, banho, sexo e ao acordar.
  • Existem xampus específicos que limpam e deixam cheirosa.
  • Condicionador de cabelo deixa os pelos macios.
  • Evite usar água quente.
  • Seque bem a barba após lava-la, o banho e ao dormir.

Óleo

Aplique óleo especifico para a barba, pois hidratam, nutrem, deixam os fios brilhantes, refrescam, diminuem a irritação e a coceira.

Passe o óleo duas vezes por dia, após acordar e o banho.

Pelos

Apare os pelos que crescem na barba para manter o formato desejado.

Kit barba

Mantenha um kit barba que contenha tesoura, pente e maquininha em casa. Deste modo você pode aparar os fios entre uma ida e outra ao barbeiro.

Barbear

Para barbear em casa é recomendado o uso de creme de barbear ou óleo para simplificar o processo e reduzir o número de falhas.

Barba encravada ou com caspa

Encravado: caso você tenha pelo encravado, foliculite ou inflamação, lave o rosto 2 vezes por dia e use esfoliante 3 por semana.

Agora se não possuir esse problemas 2 vezes por semana é o indicado.

Caspa: algumas pessoas podem ter caspa na barba, caso seja algo simples um xampu anticaspa resolve. Porém se for algo mais sério procure um dermatologista.

Comentários

Comentários