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Alimentação no verão: como se alimentar corretamente na estação mais quente do ano

É comum nosso corpo reagir as temperaturas mais quentes com indícios de cansaço, tontura, má digestão e sonolência, por exemplo. A alimentação é um fator imprescindível, que influencia de forma direta para manter o bem-estar nessa estação do ano.

Alimentos leves são os indicados para a ingestão nessa estação para preservar a saúde.

Alimentos calóricos e quentes devem ser evitados para que ocorra uma melhor digestão e circulação sanguínea. Quanto mais quente e calórico o alimento ingerido for, maior a transpiração, e com isso há uma grande perda de sais minerais e água. Dessa forma, uma boa hidratação é importante para suprir a perda da mesma nessa época do ano. Caso a desidratação e perda dos nutrientes perdidos no suor seja muito alta, é indicado o uso de isotônicos, soro caseiro, ou até mesmo água de coco, pois contém uma concentração maior dos sais eliminados na transpiração.

Uma alimentação leve e moderada nessa estação é importante também para prevenir e diminuir o inchaço provocado nessa época. Esse fator se dá devido a dilatação dos vasos sanguíneos que acumulam líquidos entre eles. É um mecanismo de defesa do nosso corpo para baixar a temperatura interna e suportarmos o calor. Para evitar a retenção desses líquidos, além da ingestão de água, é necessário evitar alimentos com alto teor de sódio, pois eles contribuem para essa retenção. É indicada uma alimentação que possui ação diurética.

Alimentos que possuem ação diurética:

Melão, melancia, maracujá, laranja, abacaxi, maçã, kiwi, limão e morango são frutas que possuem ação diurética e auxiliam na retenção hídrica. Para maior auxilio, apostar nas verduras diuréticas como salsinha, salsão, alho-poró, agrião, espinafre, aspargo, pepino, beterraba, pimentão, tomate, cebola e alho também é uma boa opção.

Para manter um bom cardápio no verão, sem interferir na digestão regular, é contraindicado alimentos embutidos, queijos amarelos e frituras. Preparações grelhadas, sanduiches frios, vegetais e cereais integrais, são indicados para uma alimentação saciável e moderada.

As saladas são grandes aliadas de uma boa alimentação no verão, porem o cuidado deve ser dobrado em seus preparos, pois nessa estação se dá a proliferação de bactérias.

Aposte em saladas diferenciadas, com uso de grãos, folhas, vegetais, legumes, até mesmo grelhados podem ser inclusos, é possível criar opções diversas e manter a boa nutrição.

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