Home>Geral>Prevenção e cuidados com a pele nesse verão
Geral Saúde

Prevenção e cuidados com a pele nesse verão

Veja como curtir o verão sem agredir a saúde da sua pele

No verão, a radiação solar sobre a Terra incide de forma mais intensa, com isso os cuidados para se proteger dos danos causados na pele pelo sol têm que ser dobrado. A radiação solar está presente durante todos os dias, incluindo os dias nublados, porém são nos dias mais ensolarados em que a concentração dos raios UVB que são prejudiciais a pele, ocorre.

Além das queimaduras, a alta exposição ao sol pode causar sérios danos à saúde da pele. Entre eles, o aumento de acne, por conta do aumento do óleo natural da pele e proliferação de bactérias, as peles oleosas são as mais prejudicadas nesse período se não tratadas, alergia envelhecimento precoce; problemas de visão, como a queimadura da córnea, melasmas, que são manchas marrons que se dão devida a exposição demasiada ao sol; queratose, pequenas feridas que não saram, e só se mostram após um longo período sob exposição ao sol, e as chances de se tornar câncer de pele são de até 20%; e até mesmo câncer de pele, que aumenta significativamente os índices nessa estação do ano.

Para curtir o verão com aquele bronze e sem colocar a saúde da pele em risco, alguns cuidados são necessários.

O horário de pico, onde a radiação UVB está mais concentrada é do período das 10h até 16h. Portanto, durante esse intervalo de tempo é necessária uma precaução maior.

O uso de filtro solar deve ser intensificado no verão. É aconselhado a aplicação dos filtros solares com fator mínimo (FPS) 30 ou maior, e o uso deve ser diário. Caso haja contato com água, mar, ou piscina, é necessária que a aplicação seja feita mais de uma vez, de acordo com o fator do produto.

O uso de bonés, chapéus e óculos escuros também são aliados para a prevenção dos danos solares. Além da proteção sobre a pele, esses itens auxiliam na proteção visual, como a queimadura de pálpebra, e de córnea.

Para as peles oleosas, no verão é indicado produtos que não sejam em creme, e sim usar produtos adequados, com ação direta para esse tipo de pele. Higienizar a pele com sabonetes em gel, e tônicos mais adstringentes, juntamente com a utilização do filtro solar com base aquosa ou em gel, ajudam no controle da oleosidade da pele, prevenindo o aparecimento de acnes em excesso nesse período.

Comentários

Comentários