Home>Saúde>Estresse emocional e sistema imunológico: entenda a relação
Saúde

Estresse emocional e sistema imunológico: entenda a relação

O estresse emocional afeta diretamente o sistema imunológico, isso faz com que o individuo possa desenvolver uma série de doenças.

É muito comum nos dias de hoje pessoas que carregam grande carga de estresse emocional, e isso ocorre pela agitação extrema da rotina, cobranças, discussões, lidar com situações difíceis, por exemplo. É inevitável não passar por pelo menos algumas dessas circunstancias, mas é possível manter o equilíbrio emocional diante delas, para uma melhor condição de vida.

As consequências de estresse emocional são sérias e afeta diretamente o estado em que o ser humano se encontra, tem ligação direta com o sistema imunológico, e se não tratado, pode assim, além das emocionais, causar doenças físicas.

As inflamações, que ocorrem devido a uma alteração no sistema imunológico, são dadas a partir do momento em que o hormônio que a regula, o cortisol, não cumpre sua função. O que causa o mal funcionamento desse hormônio é o estresse prolongado, que torna as células do sistema imunológico insensíveis ao seu efeito.

Com a queda do sistema imunológico, inúmeras doenças aparecem. Num estudo liderado por Sheldon Cohen, 276 adultos foram expostos ao vírus de resfriamento, e monitorados por 45 dias, como resultado Cohen descobriu que passar por um evento estressante por longo período, afetava diretamente a imunidade dos indivíduos.

Manter a sanidade mental mesmo em tempos difíceis é importante não apenas para ter um emocional não abalado, mas também para a prevenção de doenças físicas.

Portanto, ao sinal de estresse elevado, o indicado é abster se ao máximo possível de rotinas e tarefas estressantes, tirar um tempo para relaxar e ressalta-se que procurar ajuda de um profissional é indispensável para o tratamento de nível elevado de estresse emocional.

Comentários

Comentários