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Saúde

Você dorme bem? Saiba a importância de uma boa noite de sono

Em tempos em que a rotina é acelerada e os compromissos são inúmeros, cada vez mais as pessoas deixam de dormir para cumprir as centenas de deveres do dia a dia. “Dormir menos e trabalhar mais” esse é o lema de muitos que asseguram que para uma carreira bem-sucedida é necessário diminuir algumas horas de sono, porém o que não sabem é a importância que uma boa noite de sono tem.

Segundo o Instituto de Sono de São Paulo, os brasileiros estão dormindo cerca de 6h30 por noite, o que equivale a uma média de 1h30 a menos que 20 anos atrás. Pesquisa também aponta que 63% da população brasileira possui dificuldades para dormir.

A relevância que o sono traz é por conta de três razões: consolidação da memória, economizar energia e manutenção do corpo.

Enquanto dormimos, o corpo relaxa e consome menos energia, caso não dormíssemos o mínimo suficiente, a ingestão de calorias teria que ser maior para a reposição energética.

Além disso, a falta de sono pode causar sérios danos a saúde, e até mesmo a morte, segundo estudo realizado pela universidade de Surrey no Reino Unido, que em experimento com pessoas que se mantiveram acordadas, provou que o sistema imunológico é diretamente afetado pela falta de sono, o que prejudica o combate as infecções, provoca alucinações, e também pode ser a raiz de muitas doenças neurológicas.

Portanto, é necessária a boa qualidade do sono para a saúde física e mental do nosso corpo. Mas o que intriga a muitos: como dormir bem em meio a tanta correria? Não é tão simples, mas é importante eficaz.

Uma boa alimentação e exercícios regulares auxiliam e muito na hora de dormir, mas o segredo está em: desligar TVs, celulares e luzes que são artificiais. O motivo é que somos “programados” para dormirmos ao final do dia, quando já não há mais luz do sol. O nosso corpo tem uma substancia chamada melatonina que quando o seu nível cai, o sono vem. Essa substancia é regulada pela luz solar. Então, quando já não há mais luz solar, a melatonina cai, porém quando usamos celulares, assistimos TV a noite, por exemplo, as luzes artificais emitidas pelas telas desses utensílios são equivalentes a luz do sol do meio-dia, o que faz o sono diminuir e o nível de melatonina aumentar.

Por isso, a noite o ideal é deixas as telas de lado e relaxar para manter a boa saúde do seu sono. Atitudes como essas citadas melhorarão a qualidade do seu sono, com isso, de vida também.  

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