Home>Saúde>Tá na hora de fazer as pazes com o sol
Saúde

Tá na hora de fazer as pazes com o sol

Já parou para imaginar como seria a vida sem o sol? O “astro-rei” é elementar para a vida na terra. É por ele que as plantas fazem a fotossíntese e répteis regulam a temperatura corporal. Para nós, seres humanos, são incontáveis as formas de nos beneficiarmos da luz e calor solares. Até mesmo para a nossa nutrição.

Isso mesmo! Existe um nutriente que depende principalmente da nossa exposição ao sol, a vitamina D. O corpo sintetiza a vitamina D quando exposto à luz solar. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ativam a produção dessa substância no corpo. A exposição solar é responsável por 90% da absorção desta vitamina no organismo. Portanto, pegar aquele solzinho com mais frequência proporciona muito mais benefícios do que alcançar aquele bronzeado tão sonhado.

É claro que a exposição ao sol exige moderação para evitar queimadura e, em casos extremos, até o câncer de pele. O ideal é tomar sol de 15 a 20 minutos por dia sem filtro solar – logo pela manhã ou ao final do dia, quando ainda está fraco – já que ele inibe a absorção dos raios, mas logo após esse tempo não deixe de passar protetor. Uma alternativa seria uma caminhada pela rua usando camiseta e shorts, para que os braços e pernas fiquem livres.

A vitamina D tem inúmeros benefícios. Auxilia no relaxamento de vasos sanguíneos e no controle das contrações do coração, que servem para bombear o sangue para o nosso corpo. Ajuda na fixação do cálcio nos ossos; também é responsável pelo fortalecimento dos dentes. A vitamina mantém os níveis de glicose no sangue, por isso, se torna uma aliada na prevenção ao diabetes tipo 2.

Outra fonte de vitamina D está em alimentos específicos. Alguns deles: bife de fígado, cogumelos, salmão, sardinhas, ovo e atum. Mas a obtenção da vitamina D por meio da alimentação corresponde a apenas 10% da quantidade necessária para um corpo humano. Um adulto deve consumir, em média, cinco microgramas por dia dessa vitamina.

Então, vamos fazer as pazes com o sol?

Comentários

Comentários