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Saúde

Cortar carboidrato?

Decidiu fazer dieta e a primeira coisa que pensou é cortar drasticamente o consumo de carboidratos? Dá para perder uns quilinhos sem eliminar este nutriente, aliás, indispensável à nossa saúde.

Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.

É importante você saber que os carboidratos são divididos em grupos e que cada um deles são absorvidos pelo organismo em velocidades diferentes. Os carboidratos simples, formados por estruturas pequenas (glicose, frutose, sacarose) são encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar, mel, balas, arroz e macarrão refinados, entre outros, de rápida digestão.

Na segunda lista estão os carboidratos complexos, geralmente associados a fibras; por isso, têm digestão mais lenta. São encontrados nos grãos integrais, que podem ser pães e massas em geral que possuem uma receita pensada de forma mais integral, podendo ser pães, biscoitos e massas em geral.

Sabemos que a quantidade ingerida não deve ser a maior preocupação, mas sim a qualidade do “carbo”. Por isso, busque sempre dar preferência aos grãos e às massas integrais.

A digestão mais lenta deles causa maior saciedade e, automaticamente, fará você comer menos. De qualquer forma, a substância é fonte de energia e se transforma em gordura corporal. Portanto, vale associar atividades físicas à dieta, sempre com a orientação de um nutricionista.

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