Home>Colunas>Dicas de Saúde>Saiba o que ocorre quando você está dormindo
Dicas de Saúde

Saiba o que ocorre quando você está dormindo

Quem vive sem dormir? Durante o sono revigoramos corpo e mente, liberamos hormônios ligados ao crescimento e à reestruturação de células.

O sono é um estado fisiológico complexo inevitável, não é fruto de uma atividade cerebral reduzida, mas sim um estado de consciência diferenciado. Durante o sono, a pessoa não apresenta movimentos propositais e seus olhos podem estar fechados ou entreabertos.

O indivíduo também não apresenta resposta a alguns estímulos sonoros, visuais ou mesmo sensitivos,somente com maior intensidade eles podem ser notados.

O processo do sono é composto por cinco fases. A primeira fase é a do adormecimento, que pode durar até quinze minutos. Já segunda fase é a de um sono mais leve: a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo. Na terceira fase, o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

A quarta fase é a do sono profundo, quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Por fim, a quinta fase é uma espécie de faxina do cérebro. As informações importantes recebidas durante são armazenadas e as desnecessárias, eliminadas.

Praticar exercícios físicos ajuda na qualidade do sono. Dormir tarde com frequência e levantar cedo pode ser um problema. O recomendável, para um adulto, é descansar, pelo menos, por oito horas. E nada de levar o celular para a cama, isso também é prejudicial.





Comentários

Comentários