Home>História>A indústria dos games
História

A indústria dos games

Os Games hoje apresentam uma indústria com altíssima ascensão em todo o mundo. Segundo o portal de notícias da Globo – o G1 – o Brasil apresentou um faturamento no setor em 2016 de 1,6 bilhão e o seguimento cresceu 600% nos últimos 8 anos, sendo o 11°maior mercado do mundo.

Em países como China e Estados Unidos o crescimento é ainda maior, segundo dados publicados em 2015 pelo instituto Super Data, os games movimentaram um mercado mundial de 65 bilhões de dólares, sendo que a China apresentou um faturamento de 22,2 bilhões e os Estados um de 22 bilhões. Um segmento que apresenta um crescimento impressionante são os games online, que já são responsáveis por 21% do mercado atual.

Muito desse sucesso se deve pela tecnologia, mas a ideia de proporcionar uma forma de lazer, onde fosse possível que uma pessoa controlasse os movimentos de algo situado em uma tela, é uma ideia de aproximadamente meio século.

Segundo o documentário da Discover Channel, em 1972 o primeiro jogo de vídeo foi desenvolvido por Nolan Bushell junto com o engenheiro Al ALcorn, chama-se “Pong” que se tratava de duas raquetes se mexendo buscando marcar pontos (semelhante ao ping pong), um protótipo do jogo foi colocado em bar da Califórnia chamado Andy Capp’s Tavern e logo fez enorme sucesso. Visto o potencial que o jogo possuía houve um veloz crescimento da empresa para suprir os pedidos, e assim nascia a Atari.

Entretanto um projetista televiso chamado Ralph Baer já havia desenvolvido meses antes, algo muito parecido com o que Busheel desenvolveu. Até mesmo o console chamado Odyssey já havia sido apresentado em uma feira no vale do silício. Alegando que Busheel havia utilizado sua ideia, Baer ganhou 400 milhões de Dólares em 1976 pelo pagamento da licença, a Atari não sofreu um grande prejuízo pois na época, pois já ganhava milhões e o crescimento da companhia foi o mais rápido da história dos Estados Unidos até o momento.

Em 1980 a warner communications comprou a Atari por 28 milhões de Dóllares, e por erros administrativos a Companhia não conseguiu manter o sucesso.

No início dos anos de 1980 no Japão, já havia uma empresa desenvolvedora de games a Nintendo, entretanto a mesma não conseguia o mesmo sucesso da Atari. Até surgir o designer de games chamado Shigeru Miyamoto, ele acreditava que era necessário para os games uma história que prendesse o jogador e possuísse personagens carismáticos.

Lançando assim Donkey Kong em 1981, o jogo fez tanto sucesso que em seu primeiro ano o faturamento foi de 100 milhões de dólares. Miyamoto também desenvolveu em 1985 um dos personagens mais carismáticos da história dos games – Super Mario Bros, e 1987 outro grande sucesso a lenda de Zelda. No final de 1980 a Nintendo possuía 80% de todo faturamento do mercado de games, tendo pois consoles importantes no mercado – Super Nintendo e Game Boy. A tecnologia gráfica utilizada de todos esses jogos era de 8 bits.

No início dos anos de 1990, a tecnologia utilizada começou a ser de sistemas de 16 bits, o que possibilitou gráficos mais detalhados, assim a Nintendo ganharia uma forte concorrente – a Sega – com o console Mega Drive, que em 1991 lançou um game que também foi um marco para a história do vídeo game – Sonic the hedgehog. A partir da geração 16 bits tanto a Sega como Nintendo também ampliaram as temáticas dos games, desenvolvendo não somente jogos infantis e pacíficos, mas sim jogos violentos como Mortal Kombat.

Em 1994 a Sony lançava console – Playstation 1, que foi o console mais vendido até hoje. As inovações se davam pela utilização de Cd ao invés de cartuchos, além do sistema 64 bits. Para concorrer a Nintendo lançava o Nintendo64.

A partir dos anos 2000 os jogos ficariam mais parecidos com o que temos hoje, a Sony veio a lançar os Playstations 2,3 e 4. Todos com ótimos gráficos e possibilidade de jogo online, a partir do console 3. Na concorrência a Microsoft investiu no vídeo game X-box e X-box One, que apresenta os mesmos recursos do concorrente citado. E a Nintendo ainda se mantem, porem não obteve o mesmo sucesso que a concorrência em seu último lançamento, O Nintendo Wii que só possuiu sucesso no seu lançamento.

Muitos dos jogos que hoje fazem sucesso nos consoles também são desenvolvidos para computador, além dos jogos online disponíveis somente para PC e que crescem absurdamente todo ano.

Comentários

Comentários