Home>Colunas>Dicas de Saúde>Pense na saúde a longo prazo
Dicas de Saúde

Pense na saúde a longo prazo

Cuidar da saúde pensando no seu bem estar no futuro pode ser uma decisão que se você tomar verá que os efeitos serão tão impactantes na sua vida quanto se você não se importar muito com sua saúde, só que de maneira inversa.

Doenças como a hipertensão, o infarto, o diabetes e a pneumonia estão entre as principais causas de mortes no Brasil, apesar de serem doenças que podemos prevenir. Mas como podemos nos prevenir dessas e outras doenças? Criando novos hábitos, como praticar exercícios físicos e buscar uma alimentação saudável, substituindo alimentos ricos em gordura por frutas, legumes e verduras.

A prática de exercícios físicos regulares ajuda a prevenir o diabetes, osteoporose e hipertensão. Além disso, o ele é um aliado fundamental para o bem-estar do coração, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de infarto.

O benefício de praticar atividades físicas está ligado ao desenvolvimento do corpo humano e da postura corporal, pois isso contribui para ativar a musculatura, reforçando todos os músculos, o que aumenta o equilíbrio e a resistência física de quem pratica, sem contar que quando você pratica exercícios físicos consegue trabalhar melhor a ansiedade, pois os exercícios colaboram com a produção de endorfina, que é aquele neurotransmissor que causa a sensação de bem estar na gente.

Outro pilar importante no cuidado da saúde em longo prazo é a boa alimentação, que é sinônimo de várias refeições ao dia, compostos por alimentos saudáveis e bem preparados, balanceados em nutrientes. Tente evitar os alimentos embutidos, enlatados, fritos, com muito açúcar e sal. Incluir vegetais, frutas e grãos é muito importante.

Agora que você já sabe como fazer para cuidar da sua saúde procure não realizar mudanças de hábitos de forma brusca, realizando mudanças na sua rotina e cotidiano de forma gradativa porque assim seu organismo se adapta melhor as mudanças. E quando for iniciar a prática de alguma atividade física procure um médico, e isso vale também para começar uma nova dieta.

Comentários

Comentários