Home>Tecnologia>Conheça a rádio digital
Tecnologia

Conheça a rádio digital

Você sabe o que é uma rádio digital?

Assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante a uma rádio analógica, por meio de torres e antenas.

As principais vantagens do rádio digital sobre o analógico são a melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados como textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência e a cobertura de uma mesma área com menor potência e o aperfeiçoamento do espectro eletromagnético.

No brasil o rádio digital começou a ser pensado e testado em meados da década de 2000. Em março de 2010, o Ministro das Comunicações Hélio Costa publicou a portaria 290 que institui o SRBD: Sistema Brasileiro de Rádio Digital, dando disposições sobre os pré-requisitos que o sistema deveria atender.

Atualmente, dois padrões de rádio digital estão sendo considerados para servir como base técnica para o SBRD: o DRM e o HD radio.

O DRM (Digital Radio Mondiale), em português, rádio digital mundial, é um padrão de rádio digital desenvolvido por um consórcio global com sede na Suíça e representações em vários países.

É um padrão aberto, sendo o único padrão de rádio digital reconhecido pela união internacional de telecomunicações que pode funcionar em todas as bandas de radiodifusão sonora terrestre: ondas médias, ondas tropicais, ondas curtas e o VHF, que são o tipo de ondas das rádios FM.

O DRM foi criado com o objetivo de ser um padrão mundial e aberto, não de um país ou continente específico.

O HD radio é o padrão utilizado nos estados unidos e desenvolvido por uma empresa chamada Ibiquity. Esse padrão não tem modo de operação para transmitir na faixa de ondas curtas e tem a característica de possuir segredos industriais em sua norma. Além dos estados unidos, apenas o México adotou recentemente este padrão.

Comentários

Comentários