UPbe03
Geral

Biografia – João do pulo

UPbe04
UPbe05

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba, no dia 28 de maio de 1954. João sempre foi um menino muito esforçado, começou a trabalhar aos 7 anos de idade como lavador de carros. E sua carreira iniciara logo cedo e seu sucesso não demora a chegar.

No ano de 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, quebrou o recorde mundial Junior de salto triplo no Campeonato Sul- Americano de Atletismo com a marca de 14,75 m. Não demorou muito e em 1975, já como atleta adulto nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, o cabo do Exército Brasileiro conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 17,89 m, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm, e que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.

Como nem tudo são flores, João do Pulo teve de fazer uma cirurgia na barriga e isso acabou interferindo em seu rendimento nas competições. Na Olimpíada de Montreal, em seu salto triplo ele conseguiu a marca de apenas 16,90m sendo superado por Saneyev que conseguiu 17,29 m e pelo norte-americano James Butts 17,18 m, ficando com a medalha de bronze. Além disso, acabou ficando em quarto colocado no salto em distância.

Já nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, ele voltou a brilhar, tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância, acumulando um tetracampeonato pan-americano em duas provas. Neste último, derrotou ninguém menos que o futuro tetracampeão olímpico da prova, Carl Lewis.

Em contraponto à falta de sorte em Olimpíadas, na era pré-Campeonato Mundial de Atletismo João do Pulo foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977 (em  Düsseldorf ), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma), com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae, um ano depois dos Jogos Olímpicos, e o futuro recordista mundial  Willie Banks , dos Estados Unidos).  Porta-bandeira  do Brasil no desfile de abertura em Montreal 1976 e em Moscou 1980, João foi o principal ídolo do esporte dito amador brasileiro entre 1975 e 1981.

UPbe15

Mas uma trajetória tão marcante no esporte brasileiro não teve um final tão feliz. João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente automobilístico na Via Anhanguera, no sentido Campinas-São Paulo.

UPbe16

Após quase um ano de internação na UTI, sua perna direita teve de ser amputada, no que significou o encerramento de sua carreira de atleta. E foi no ano de 1999 que João do Pulo morreu, devido a cirrose hepática e infecção generalizada.

Podemos carregá-lo na memória perante a tantas conquistas, mas tembém por meio de uma música, já que João também teve seu nome marcado na MPB: foi homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção “João do pulo”.

Comentários

Comentários

UPbe06
Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar