Home>Saúde>Conhecendo os rins
Saúde

Conhecendo os rins


Os rins são responsáveis por eliminar toxinas do organismo como a ureia e o ácido úrico, além de serem os responsáveis pelo controle dos níveis de água e sais no corpo. É nos rins também que ocorre a produção do hormônioeritropoetina que participa na formação dos glóbulos vermelhos. Um órgão tão importante não pode ficar sem cuidados.

Fique esperto com os vilões da saúde dos seus rins! Pacientes que estão em diálise precisam de uma carga maior de proteínas na alimentação devido às perdas que o tratamento implica, mas tem que ficar de olho também nos níveis de fósforo e potássio no sangue que precisam ser controlados. Mas lembre-se: antes de adotar qualquer dieta procure um médico.

Mantenha seus rins saudáveis

Saiba o que você precisa fazer para garantir um bom funcionamento desses órgãos.

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.

Os tratamentos renais

Recomendado para casos em que a doença renal crônica esteja em um nível avançado, o transplante de rim é a implantação dos rins no paciente. O rim transplantado pode ser de um doador vivo ou falecido e é a alternativa mais completa para a substituição da função renal.

A hemodiálise serve para fazer a limpeza e filtrar o sangue do paciente através de uma máquina. A hemodiálise interfere diretamente no cotidiano de quem a faz e não são todos que consegue manter a mesma rotina de trabalho, por isso o governo libera através de Lei Federal auxílio financeiro para quem faz hemodiálise.

Comentários

Comentários