Home>Eventos>Projeto Cabeças de Livro virá para São Manuel
Eventos

Projeto Cabeças de Livro virá para São Manuel

Na próxima quinta-feira, 14, o projeto Cabeças de Livro será realizado em São Manuel. A ação acontece em diversas cidades da região e o município foi um dos escolhidos para receber o projeto.

Ao longo do dia, serão realizadas atividades gratuitas de oficina de ilustração em aquarela, leitura e declamação de versos e narrativas curtas (Intervenção Cabeças de Livro) e flash mob (ação performática em grupo aberta à toda população). Além de movimentar a arte e promover atividades culturais, o objetivo é incentivar a leitura.

Programação

– Oficina de Pintura em Aquarela: das 09h às 11h, na sede da Diretoria de Cultura (Rua Epitácio Pessoa, nº 1.100, Centro)
– Intervenção Cabeças de Livro: das 11h às 13h, no Jardim Público Municipal
– Flash mob: das 14h às 15h, no Jardim Público Municipal

Projeto premiado

O Cabeças de Livro é desenvolvido pela Giralua Companhia de Artes de Bauru e foi premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. O elenco é formado pelos artistas: Alessandro Brandão, Camila Caparroz, Fabiana Castro, Giovanna Viscelli, Mariza Basso, Talita Neves e Val de Castro.

Os artistas utilizam diversas linguagens e realizam um trabalho semanal de pesquisa em leitura e artes cênicas para ler, estudar obras e explorar as linguagens que serão levadas ao público.

As ações consistem, basicamente, em:

. Oficina em Pintura de Aquarela da Literatura de Horror: a partir da audição de contos, os participantes constroem uma composição pictórica misturando materiais e suportes diversos como tinta aquarela, lápis aquarela, carvão, giz, lápis grafite, cartolina, craft e canson, com a técnica de veladura em aquarela.

Coordenação: Alessandro Brandão – artista visual (classificação: 12 anos)
. Intervenção Cabeças de Livro: os artistas leem, declamam e projetam no ar poesias, versos cantados e narrativas de modo cômico e dramático. Na performance, os artistas interagem com o público recitando trava-línguas, versos e canções de diversos autores.

. Flash mob: trata-se de um encontro entre um grupo de pessoas que se reúnem para chamar a atenção para determinado tema, neste caso, o estímulo a leitura. É recomendado que o participante se dirija ao ponto de encontro (Jardim Municipal) levando consigo um livro de sua livre escolha. No local, haverá leitura ao ar livre.

O projeto Cabeças de Livro é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Cultura.

Comentários

Comentários