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Terceira Idade

Exercícios na terceira idade

A atividade física é um pilar para quem deseja ter uma vida mais saudável, e isso vale também para a terceira idade. Cuidados como o acompanhamento de um profissional qualificado e a adaptação da prática precisam ser feitos, já que lesões ocorrem independente da faixa etária.

O principal benefício que a atividade física promove no envelhecimento biológico é a manutenção da capacidade funcional, promovendo maior manutenção dos sistemas fisiológicos por um tempo maior, e evitando seu rápido declínio.

Também temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.

Entre as milhares de práticas existentes, os exercícios aeróbios como a corrida, o pilates, a dança, a natação e a hidroginástica estão entre os mais recomendados. Modalidades desse tipo garantem um bom condicionamento físico e são um remédio extremamente eficaz contra problemas cardiorrespiratórios.

Antes de iniciar o treinamento, os praticantes devem ser avaliados e receber orientações individualizadas quanto ao tipo, intensidade, frequência e duração dos exercícios.

A melhor atividade física é aquela que atende às necessidades e às condições de saúde de cada pessoa. Portanto, faça com acompanhamento especializado, com profissionais como educadores físicos ou fisioterapeutas. Assim, evitam-se desconfortos, dores e lesões.

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