Home>Destaques>Sabesp e Prefeitura de Pardinho realizam o repovoamento do Rio Pardo com soltura de mais de 4 mil alevinos de diferentes espécies
Destaques Geral

Sabesp e Prefeitura de Pardinho realizam o repovoamento do Rio Pardo com soltura de mais de 4 mil alevinos de diferentes espécies

Ação de sensibilização ambiental é parte da programação oficial em comemoração ao Dia da Água e ao Dia Municipal do Rio Pardo e envolverá alunos da rede municipal de ensino de Pardinho

 A Sabesp e a Prefeitura de Pardinho irão comemorar o Dia Mundial da Água e o Dia Municipal do Rio Pardo (Lei Municipal nº 1.066              /2009) com a soltura de 4.260 alevinos nas margens do rio que corta a parte central da cidade. A ação de repeixamento será realizada na próxima quinta feira, dia 21, e visa recuperar a fauna aquática, além de estimular o desenvolvimento de atividade voltada para a conscientização a respeito dos cuidados com o meio ambiente.

Os peixes (Piraputanga, Lambari, Piau, Piauçu, Piracanjuba, Curimbatá, entre outras espécies da ictiofauna), serão colocados na água por crianças da rede municipal de ensino nas margens do Rio Pardo no Parque Linear, ao lado do Clube das Piscinas. A festividade contará com a presença do Superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia; do Gerente da Divisão de Botucatu da Sabesp, Sandro Ramos; além do Prefeito Benedito da Rocha Camargo Junior; do Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Nivaldo José Cruz; e outras autoridades do município.

A iniciativa terá a participação de aproximadamente 250 alunos das Escolas Municipais de Ensino – E.M.E.F “Prefeito João Corulli” e E.M.E.F. “Professora Ernestina Nogueira César”, que juntamente as autoridades presentes irão realizar um abraço simbólico ao Rio Pardo. A ação de sensibilização ambiental tem a missão de alertar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante da região: a nascente do Rio Pardo.

O evento conta com a parceria da Prefeitura de Pardinho, através das Coordenadorias Municipais da Educação e Meio Ambiente, além do apoio de outras entidades voluntárias como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Sustentabilidade (COMDEMAS).

Segundo o Prefeito Municipal de Pardinho Benedito da Rocha Camargo Junior, ações como esta que mostram a preocupação com o Rio Pardo, são importantes, pois alertam a população através das nossas crianças sobre a necessidade de preservarmos os nossos rios, em especial o Rio Pardo. Estamos alerta em preservarmos esse bem precioso, que é a água e nos levou em 2009 a estabelecer através da Lei Municipal nº 1066, o dia 21 de março como o dia Municipal do Rio Pardo e através da Lei Municipal nº 1067 a criação da Unidade de Conservação (UC) das Nascentes do Rio Pardo.

Para o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia, essa ação é essencial para a preservação desse rio e o envolvimento das crianças é fundamental para estimular e promover o aprendizado da conservação do Meio Ambiente. “Queremos passar para a população que a melhor comemoração e presente para o município é a reflexão de seus cidadãos sobre a responsabilidade do uso consciente e sustentável dos recursos naturais”, disse ele. Ainda segundo Tápia, a missão da Sabesp vai além já que os investimentos na despoluição dos rios e mananciais contribuem para o aumento da disponibilidade hídrica e a oferta de água para a população.

Comentários

Comentários