Dicas de Saúde

Fuja do sódio

O sódio (Na) é o principal ingrediente do sal de cozinha comum, que é o cloreto de sódio (NaCl). Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a porção diária ideal para se consumir é de 2,4 gramas, uma colher de chá.

Na quantidade certa (o que raramente ocorre na dieta do brasileiro) ele cumpre papéis vitais dentro do organismo, como manter equilibrado o pH do sangue, favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos, melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração, equilibrar a quantidade de água no corpo e também favorecer o funcionamento dos rins.

Ter uma alimentação rica em sódio pode causar complicações irreversíveis como o desenvolvimento de hipertensão que consequentemente pode levar ao infarto ou até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC). É um nutriente encontrado em muitos alimentos, principalmente os embutidos como carnes processadas (hambúrguer, salame, presunto, nuggets) temperos prontos, sopas desidratadas, pão francês e enlatados o que torna necessário uma atenção maior na hora de escolher os alimentos.

Confira alguns alimentos e temperos que podemos incluir na alimentação para combater os efeitos do excesso de sódio:

  • coentro
  • alho
  • abacaxi
  • alcachofras
  • morangos
  • orégano
  • rabanete

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