Home>Colunas>Dicas de Saúde>Veja algumas dicas para evitar a diabetes
Dicas de Saúde

Veja algumas dicas para evitar a diabetes

A diabetes é uma doença que atinge diversas pessoas. Estima-se que 8,9% dos brasileiros possuem a doença, que surge devido as altas taxa de açúcar contida no sangue. A insulina é um hormônio necessário para quebrar a glicose do sangue. Quando o pâncreas não consegue mais produzir a quantidade de insulina que o organismo necessita a pessoa desenvolve a diabetes.  Entre os sintomas estão alteração visual, fadiga e náuseas. As pessoas com maior risco de adquirir a doença são as obesas ou sedentárias, hipertensas, com mais de 40 anos e com colesterol elevados.

Entre as complicações causadas pela diabetes estão cegueira, insuficiência renal, amputações de membros, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Segundo o Dr J Bussade, nutrólogo e um dos pioneiros da Prática Estética Ortomolecular no Brasil, que também é mentor científico e consultor da Bothanica Mineral o que mais causa a diabetes é uma resistência celular aos hormônios como a insulina e a leptina. “Essa resistência é a verdadeira base dos problemas com a diabetes e não o sintoma do nível de açúcar alto no sangue”, ressalta. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, que leva o açúcar a todas as células, para que seja usado como uma espécie de combustível para o corpo. Porém, quando essas células se tornam resistentes a insulina, o nível de glicose começa a subir, pois ela fica no sangue e isso prejudica a sinalização da leptina.

Dr J Bussade explica que a leptina é responsável por avisar o cérebro que a pessoa está satisfeita e deve queimar a energia, mas, com essa sinalização prejudicada, isso não acontece. Da mesma forma, a grelina, que é um hormônio que avisa o cérebro que a pessoa está com fome, também tem sua sinalização afetada. Assim, a pessoa come muito e desenvolve casos de sobrepeso e obesidade.

Prevenção

Sendo assim, o Dr J Bussade recomenda que a prevenção é muito importante. “A diabetes é uma doença nutricional, é preciso controlar, por exemplo, o consumo de carboidrato”, aponta.

Além disso, acredita-se que uma das principais causas do crescimento da diabetes seja o estilo de vida do brasileiro. Nos últimos dez anos, o número de diabéticos no Brasil cresceu 61,8%, muito por conta do estilo de vida carregado de estresse e má alimentação. Não há uma cura definitiva para o problema, mas ela pode ser controlada através da alimentação. “Um estilo de vida saudável é o melhor tratamento e a melhor prevenção para a doença”, defende Dr J Bussade.

Maneiras de controlar o açúcar no sangue

– Aumente o consumo de fibras;

– Reduza o consumo de carboidratos líquidos;

– Aumente o consumo de gorduras saudáveis;

– Pratique exercícios físicos;

– Beba muita água;

– Diminua o estresse.

Comentários

Comentários