Home>Dicas>Saiba como deixar seu carro mais econômico
Dicas

Saiba como deixar seu carro mais econômico

Em tempos que o preço do combustível não para de subir (gasolina e etanol), a necessidade de economizar e otimizar desempenho é cada vez maior. Uma série de medidas que, se adotadas podem melhorar a performance do seu veículo. Confira:

1. Acelere só o necessário

Acelerar e frear o carro bruscamente pode gastar muito mais gasolina do que o normal. Acelere gradativamente, aumente a pisada de acordo com a sua velocidade. Assim que atingir a velocidade ideal, não mantenha o pé afundado no acelerador, é desnecessário – a menos que esteja em um autódromo.

2. Marcha x RPM

Não ultrapasse as diretrizes do seu veículo. Troque de marcha dentro da faixa de torque máximo, que varia de acordo com o modelo, e você encontra a informação no manual do seu carro. Trocar a marcha fora dessa faixa gasta mais gasolina do que o habitual.

3. Ande de Janelas Fechadas

A aerodinâmica do carro é muito melhor com os vidros do carro fechado, por isso, quando estiver em alta velocidade, ou em estradas, mantenha os vidros fechados para garantir um melhor proveito do seu veículo.

4. Elimine Pesos Extras

Quanto mais peso dentro do carro, mais se gasta gasolina. Especialistas afirmam que a cada 50kg de peso a mais no carro, equivalem a um aumento de 1% no gasto de combustível.

5. Mantenha o tanque cheio

Sim, andar com o tanque cheio economiza gasolina. Isso acontece porque quando a gasolina está baixa, a bomba de combustível é forçada, gastando mais energia e, consequentemente, mais gasolina. Evite ao máximo andar com o carro na reserva.

6. Não descanse seus pés sobre os pedais

Ainda que pareça que você não está colocando peso em cima dos pedais, o simples ato de manter o pé no freio acaba diminuindo a velocidade do carro.

7. Mantenha os pneus calibrados

O pneus são responsáveis por cerca de 20% da influência do consumo de combustível, então, procure mantê-los calibrados. Eles garantirão uma adequada aderência ao terreno.

8.  Acelere antes da subida

Quando você mantém uma boa velocidade antes de começar a subida, o carro precisará fazer menos força para aguentar o arranque, gastando assim, menos combustível.

9. Descida em ponto morto nunca mais

A lenda de que encarar uma declive no ponto morto economiza gasolina, é só lenda mesmo. Ande sempre com o carro engrenado e mantenha uma aceleração média, isso economizará gasolina.

10. Limpe ou Troque seu filtro de ar

Um filtro de ar limpo envia a quantidade exata de ar necessária para o bom rendimento do motor. Quando sujo, essa quantidade de ar é menor do que o ideal, o que força mais do que necessário o motor e gasta mais gasolina. Nestes casos, o ideal seria limpa-lo ou troca-lo.

Para mais informações, clique aqui.

Comentários

Comentários