Home>Colunas>Dicas de Gestão>Como diminuir o estresse causado pela pressão do trabalho?
Dicas de Gestão

Como diminuir o estresse causado pela pressão do trabalho?

Mesmo tendo se tornado algo comum entre os profissionais, é possível criar hábitos e ações para que isso não atrapalhe sua vida

Mesmo quando se está feliz no trabalho, é impossível evitar que algumas situações de estresse aconteçam. Em muitos casos, ele surge de maneira silenciosa e pode até passar despercebido por alguns profissionais que já se acostumaram com sua presença.

Pode-se dizer que todos estão sujeitos a níveis de estresse em suas atividades ou desafios diários, mas não existe um nível único para todas as pessoas, já que o estresse pode ser desencadeado por fatores muito pessoais. É comum que alguns se tornem “tolerantes” ao estresse até que um fato crítico o desperte, abalando seu rendimento, equilíbrio emocional e, inclusive, a saúde física.

Se alguns são tolerantes aos níveis de estresse, existem outros profissionais que já estabeleceram metas e não abrem mão de um espaço entre a correria do dia a dia para que possam ter uma rotina mais equilibrada. Alguns chegam a recusar determinadas oportunidades, pois conhecem seus limites e percebem que talvez nenhuma remuneração poderá pagar a falta de qualidade de vida. Mas, independentemente de ter se tornado algo comum, é possível criar hábitos e ações para que o estresse não tome um espaço maior do que o tolerável.

O estresse atinge não só as atividades profissionais. Se alguém está em descompasso internamente e fisicamente, como sentir-se bem em casa, com a família e socialmente? Se focarmos no profissional, além de impactar o seu desempenho e o seu desenvolvimento, ele prejudicará o seu planejamento. Por que planejamento? Porque o profissional não terá energia e equilíbrio suficiente para realizar atividades complementares, saindo esgotado e pensando apenas em chegar em casa e dormir. Sem energia para fazer um curso, por exemplo. Aqueles que já estão próximos a uma crise mais severa de estresse precisam passar por um “detox” e rever seus hábitos e comportamentos para que se recupere o equilíbrio. Nesse processo, o autoconhecimento é indispensável e é possível avaliar aquilo que se considera ideal, o que é necessário realizar diariamente para que se viva melhor.

Comentários

Comentários