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Dicas de Saúde

Cuidados ao se exercitar no calor

Exercícios e calor combinam e muito, mas é preciso tomar alguns cuidados. Confira as dicas sobre o assunto

O principal cuidado que devemos ter é com a desidratação, no calor a perda de água decorrente da sudorese é maior, o que pode levar à desidratação. Mas um cuidado deve ser observado nesse caso: quanto mais desidratado o atleta fica, menor é a sudorese, o que, consequentemente, aumenta a temperatura corporal. Esse fenômeno é chamado de hipertermia (aumento da temperatura corporal por falência dos mecanismos de dissipação do calor). Por isso, é importante ficar atento aos sinais de desidratação, já que a sudorese pode nos enganar. São eles: Sede, pele avermelhada, tonturas, cefaleias, cansaço, câimbras, náuseas, calafrios e queda no rendimento.

As atividades indoor vão ser aliadas nesses cuidados, já que em ambientes fechados consegue-se um maior controle da temperatura ambiente, ventilação, umidade do ar. Mas, com dias tão bonitos chega a ser um pecado ficar só trancado nas academias. Para as atividades ao ar livre é preciso ficar atento, pois as altas temperaturas e alta umidade relativa do ar podem ser prejudiciais tanto à saúde quanto ao desempenho na prática de exercício, provocando aumento na frequência cardíaca, diminuição do volume plasmático e aumento da temperatura corporal. Como já falei, a hidratação será essencial. Mas, além disso, é preciso tomar cuidado com a pele e os olhos. Por isso, não se esqueça do protetor solar (leia mais sobre o uso clicando aqui), óculos e uso de roupas leves e de cores claras, que absorvem menos o calor do ambiente.

Outra dica é procurar se exercitar nos horários em que a umidade está mais baixa, preferindo o início da manhã e a noite para a prática esportiva. É importante também acostumar seu corpo ao calor, iniciando com atividades físicas com menos intensidade e tempo e ir aumentando gradativamente. Consumir bebidas com carboidratos e eletrólitos, especialmente em atividades de longa duração, também vão ajudar mais na manutenção da temperatura corporal.

Após o treino continue se hidratando. Beber suco e consumir frutas é uma boa dica, já que aceleram o processo de recuperação do nosso organismo. Especialmente nos dias mais quentes fique atento a recuperação do treino realizado. Caso se sinta mais cansado que o habitual, respeite seu corpo e dê um descanso maior entre um treino e outro.

Siga essas dicas e aproveite os dias mais quentes para fazer exercícios da melhor maneira possível!

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