Home>Colunas>Dicas de Beleza>Os benefícios da argila verde para processos de cicatrização da pele
Dicas de Beleza Dicas de Saúde

Os benefícios da argila verde para processos de cicatrização da pele

Vários fatores causam cicatrizes na pele. Muitas vezes, elas são formadas após traumas, cortes, queimaduras e até mesmo cirurgias. Em alguns casos, cuidar delas pode ser muito difícil, pois, geralmente, não é possível eliminar totalmente uma cicatriz do corpo. No entanto, já existem formas de amenizar o aspecto das cicatrizes, tornando-as praticamente imperceptíveis.

Existem dois tipos de cicatriz: a cicatriz hipertrófica e a queloide, sendo esta segunda a mais difícil de ser tratada, pois o ambiente da cicatriz é extravasado e não cede o limite do corte. Cicatrizes desse tipo normalmente são causadas após ferimentos graves ou cirurgias e tem mais tendência de acontecer em pessoas de fototipo 4 e 5 e asiáticos.

Cuidados com a cicatriz

Segundo a Dra. Michelle Cordeiro Sanz, Fisioterapeuta e Pós-graduada em Dermatofuncional, para diminuir a visibilidade de cicatrizes na pele são necessários alguns cuidados. “Logo após o trauma, é indicado que se faça uma compressão no local, com cintas compressivas. Também é aconselhada uma alimentação anti-inflamatória e rica em alimentos que auxiliam na cicatrização, com bastante minerais”, aponta.

Além disso, a especialista indica o uso da argila verde no tratamento.  Patrocinada pela Bothanica Mineral®, a argila verde contém inúmeros minerais que auxiliam na cicatrização e na formação do colágeno. Ela pode ser usada como cataplasmas, ou seja, camadas grossas de argila ao redor da lesão e nunca dentro da ferida.

A Dra. Michelle Cordeiro Sanz lembra que a argila verde somente pode ser usada após o fechamento completo da cicatriz e ainda destaca que a argila, de modo geral, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, o que auxilia os pacientes diabéticos. “Além disso, a argila também ajuda muito no processo de desintoxicação do organismo”, complementa.

Modo de usar

A argila, geralmente é vendida em forma de pó, e pode ser misturada à água mineral, água de coco e chás, dependendo do estímulo que se deseja dar a pele. Se a intenção é um estímulo mais calmante, por exemplo, é recomendável misturar a argila a um chá de camomila.

Após ser aplicada na pele, a argila deve ser ocluída com uma toalha molhada, gaze ou plástico filme, pois ela não pode secar em contato com a pele. “Quando ela seca, deixa de exercer suas propriedades. Quando ocluída, ela deve ser deixada por um tempo de, aproximadamente 30 minutos”, explica a Dra. Michelle Sanz.

Sabonetes de argila

A Bothanica Mineral® também possui uma linha de sabonetes de argila com diferentes propriedades, que podem ser identificadas pela cor: argila preta, argila vermelha e argila branca. Todos os sabonetes auxiliam na esfoliação e remineralização da pele e têm alta concentração de silício e alumínio, o que os faz anti-inflamatórios e desintoxicantes. Não há contraindicação para o uso da argiloterapia, nem para o uso desses sabonetes.

A Fisioterapeuta Dermatofuncional Dra. Andressa Moraes, que utiliza com frequência os sabonetes de argila da Bothanica Mineral®  no dia a dia de sua clínica,Espaço Andressa Moraes, destaca que o sabonete de argila também traz muitos benefícios para seus pacientes“A argila ajuda a estimular a produção de colágeno e elasticidade da pele, além de ativar a circulação e oxigenação”, afirma.

Fontes

Profa. Michelle Cordeiro Sanz | Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007). Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela Faculdade Gama Filho localizada em Vitoria (2009). Pós-Graduada em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher pela Universidade Gama Filho (2014). Realiza atendimentos na aréa de Fisioterapia Dermato Funcional, Saúde da Mulher, Oncologia e Auriculoacupuntura. Leciona disciplinas de Estética em cursos técnicos e de aprimoramento em Estética em todo Brasil. Professora convidada da Pós em Fisioterapia Dermato Funcional INSPIRAR/ES, Pós-Graduada em Procedimentos Estéticos Faculdade UVV/ES, Pós-Graduada em Estética com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade Estácio Vitória/ES. Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá de Vitória/ES de 2012 a 2016.

Dra. Andressa Moraes | Pós-graduada em Fisioterapeuta Dermatofuncional Especialização em acupuntura, com  formação Internacional em Drenagem Linfática pela Escola Leduc e também pela Escola Godoy & Godoy, além de formação Internacional em Diplomatura em Fisioterapia Dermatofuncional, realizada no Chile. É graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul – Funec Fisa (2004). Atuou como Coordenadora do Setor de Fisioterapia da Prefeitura Municipal de Pederneiras, de 2005 a 2012. Atualmente, é Proprietária da clínica Espaço Andressa Moraes, desde 2005, e Diretora na empresa Moraes & Tartari – Distribuidora e Cursos, desde 2016. Também é Especialista em Acupuntura.

Sobre a Bothanica Mineral®

É uma empresa que segue há 18 anos absoluta no ramo cosmecêutico e nutracêutico genuinamente ortomolecular e referência nacional no mercado de estética corporal. Está presente em todos os estados brasileiros e mais 15 países.

Comentários

Comentários