UPbe04
Editorial NutriçãoNutrição

Conheça 5 dicas para alimentação em dias quentes

Muito além de tomar água, a exposição a temperaturas elevadas exige muitos cuidados com a alimentação para nosso bem estar

Tempo de nos refrescarmos e preservamos nossa saúde, os dias quentes exigem muito do nosso organismo e a alimentação é a chave para nos mantermos bem e cheios de energia.

Apesar da inibição da fome, causada pelo calor abundante, é essencial manter uma alimentação frequente e de qualidade. Nossa disposição e bem-estar dependem dos nossos hábitos alimentares e no verão devemos adaptá-los às temperaturas elevadas.

UPbe16

 

Salada de frutas
O verão pede refeições mais leves; evitar alimentações muito gordurosas e condimentadas é o indicado.

Por meio da alimentação, conseguimos prevenir os efeitos do calor intenso. Confira 5 dicas de ouro para hábitos alimentares saudáveis no verão:

  • Priorize alimentos leves

O verão pede refeições mais leves; evitar alimentações muito gordurosas e condimentadas é o indicado. Alimentos com alta densidade energética têm digestão mais lenta e causam cansaço, pois demandam maior esforço do organismo. Além de não serem suficientes para repor a quantidade de líquido e sais minerais perdidos diariamente.

Opte por refeições leves e mais frequentes. Se decidir pelo consumo de carne, prefira as magras, brancas e de melhor digestão. Estes tipos de carne agregam mais proteínas ao organismo e são a combinação perfeita para saladas.

Experimente pratos simples e super refrescantes, a salada ceasar e o ceviche de tilápia são ótimas combinações entre carnes brancas e legumes e vegetais. Mas se sua praia não é a carne e você se interessou pelas dicas, cai bem opção do ceviche de banana da terra e da salada ceasar vegana.

UPbe15
  • Mantenha-se bem hidratado

Hidratar-se é de extrema importância e, em dias de temperaturas quentes, esse cuidado deve ser redobrado: “As temperaturas altas do verão nos fazem suar mais, para adequar nossa temperatura corporal. Consequentemente, precisamos nos hidratar mais.”, afirma a nutricionista Renata Candido.

Água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados sem adição de açúcar são opções saudáveis e refrescantes que farão o trabalho da hidratação. Outra opção é dar um sabor saudável à sua bebida, adicionando pedaços de frutas (limão, laranja), hortícolas (pepino), especiarias (canela) ou ervas aromáticas (hortelã).

As frutas são ótimas para ajudar na hidratação. Frutas como melancia, melão, laranja e abacaxi são ricos em água. Salada de fruta natural e picolé de frutas são receitas saudáveis para sair da mesmice.

dias quentes
Hidratar-se é de extrema importância e, em dias de temperaturas quentes, esse cuidado deve ser redobrado.
  • Consuma verduras, frutas e legumes e prefira grãos integrais

Verduras, frutas e legumes são os melhores amigos do verão. Esses alimentos fornecem vitaminas e minerais – nutrientes que mais perdemos pela transpiração quando sujeitos à altas temperaturas, além de ajudar na hidratação.

Pratos coloridos são sempre os que mais agregam ao nosso organismo. Combinar alimentos de diferentes cores nas saladas significa agrupar nutrientes variados e necessários ao organismo.

Em relação aos grãos, estes são ricos em fibras e contribuem para uma maior saciedade e bom funcionamento intestinal.

  • Use o sal com moderação

“O sal em excesso ajuda a reter líquidos, auxiliando no inchaço das mãos, braços e pernas, que são mais comuns com temperaturas mais altas. Evite uso de temperos prontos e industrializados, prefira sempre os naturais e pouco sal.”

Assim como afirma a nutricionista Renata, é muito importante maneirar no sal. Ao consumir alimentos muito salgados, ingerimos uma quantidade maior de água que não é eliminada.

  • Evite bebidas alcóolicas, muito açucaradas ou com cafeína

O álcool atrapalha a hidratação, seu efeito diurético acelera a perda de água pelo corpo, inibindo o hormônio antidiurético. Intercalar o consumo de álcool com o de água ajuda na hidratação e eliminação das toxinas do organismo.

“Bebidas açucaradas trazem calorias vazias ao nosso corpo. O ideal é tomar o suco mais natural possível sem adoçar com açúcar ou adoçante.”, afirma Renata.

Já a cafeína estimula a geração de calor no corpo e acelera o metabolismo. A nutricionista afirma que as bebidas cafeinadas podem deixar alguns agitados. Um cuidado que ela alerta é o excesso de café, chá preto e chá mate.

Por: Giovana Lupércio Leal – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Saúde clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo