UPbe04
Boa FormaEditorial Boa FormaGeral

Entenda como o exercício físico é um aliado na prevenção do câncer

UPbe05

Caminhar, subir escadas e até alongar-se podem ser medidas positivas

Segundo o Centro de Combate ao Câncer, cerca de 27% de todos os diagnósticos de câncer estão relacionados à associação de dois fatores de risco: o sedentarismo e a alimentação incorreta.

UPbe16

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de exercício físico por pelo menos 150 minutos durante a semana já garante a regularidade necessária para que se sinta mudanças no corpo e no bem-estar.

Planejar atividades sociais que envolvam atividade física é uma das recomendações. É sempre bom realizar atividades físicas entre amigos.

O desenvolvimento do câncer ocorre pela multiplicação desordenada e acelerada de células mutantes capazes de se espalhar por todo o corpo – os tumores malignos. O excesso de gordura corporal, principalmente na região do abdômen, faz com que o organismo permaneça em um estado de inflamação sistêmica ideal para o surgimento de mutações celulares; o que facilita o desenvolvimento e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago, estômago, pâncreas, rins, mama, tireoide, entre outros.

UPbe15

A prática de exercícios físicos, portanto, atua como aliada no cuidado contra o câncer de forma direta e indireta. De forma direta, diminui o acúmulo de gordura corporal; e, de forma indireta, auxilia na prevenção e evita a progressão de tumores, uma vez que a atividade física promove uma resposta positiva no sistema imunológico e cardiovascular, além de auxiliar a regulação de níveis hormonais.

Muitas vezes a atividade física pode ser realizada em casa.

Inserindo o exercício no dia a dia

Para garantir o tempo mínimo de atividade física recomendado pela OMS não é necessário contratar longos planos de academia ou fazer mudanças súbitas em seu estilo de vida. É possível começar aos poucos, adequando a atividade física ao cotidiano, por meio de pequenas mudanças, como:

  • Alongar-se, caminhar, correr e dançar
  • Preferir o uso de escadas
  • Caminhar até seu destino ou ir de bicicleta
  • Reservar um tempo do seu dia para praticar suas atividades físicas favoritas, como yoga ou passeios com os cachorros
  • Estabelecer metas coerentes com a sua rotina
  • Planejar atividades sociais que envolvam atividade física
  • Buscar por recomendação profissional de exercícios que possam ser feitos em casa

A maioria dos diagnósticos de câncer é feita em estágios avançados. Conhecer os métodos de prevenção e cuidar de seus hábitos com acompanhamento médico é essencial para a manutenção de uma vida saudável.

Por: Ana Clara Archanjo – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma clicando aqui

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar