UPbe04
Boa FormaEditorial Boa Forma

Saiba os cuidados para a prática de exercícios físicos durante o verão

Para aproveitar completamente este momento de lazer é importante conhecer os limites de seu corpo.

A prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção da saúde, sendo importante até na prevenção de alguns tipos de câncer. Durante o verão, o corpo requer menor gasto energético para manutenção de sua temperatura adequada, o que torna a inclusão de atividades esportivas à rotina ainda mais convidativa.

Exercícios físicos no verão
Durante o verão, o corpo requer menor gasto energético para manutenção de sua temperatura adequada, o que torna a inclusão de atividades esportivas à rotina ainda mais convidativa.

Em dias quentes, a primeira regra é adaptação! Para aproveitar completamente este momento de lazer, é importante atentar-se, com auxílio médico e de educadores físicos, às possibilidades e limites do seu corpo ao ditar o ritmo e os cuidados necessários durante o treino.

UPbe16

1. Comece alongando-se!

O alongamento é essencial para uma boa performance, uma vez que prepara o corpo para a atividade física, prevenindo lesões e cãibras.

2. Água, água e mais água

UPbe15

É natural que, durante a atividade física, o corpo se aqueça e busque a regulação de sua temperatura por meio da transpiração. Em dias quentes, o calor é acrescentado a esta equação e o corpo precisa trabalhar muito mais pelo próprio resfriamento, gastando mais energia e exigindo muita água.

Assim, para evitar o mal estar e garantir a melhor performance, é importante atentar-se ao seu nível de hidratação. Confira, com auxílio de um médico ou nutricionista, qual é a quantidade de água ideal, de acordo com seu peso, a ser ingerida durante o dia e, mesmo sem estar se exercitando, mantenha garrafas de água sempre por perto. Outra dica é aumentar o consumo de alimentos com alto teor de hidratação, como abacate, cenoura, melancia e açaí.

Hidratação no verão
Se a prática ocorrer ao sol, invista em tecidos com proteção contra raios UV, associados ao uso de bonés e óculos de sol.

3. Cuidado com o sol!

Se o treino for ao ar livre, as altas temperaturas associadas ao sol a pino podem desanimar. Evite horários entre 10h e 17h para encontrar temperaturas mais agradáveis. Se estes horários não são ideias ao seu estilo de vida, prefira atividades mais leves ou que exijam contato com a água, como a natação.

4. Sem esquecer do protetor solar

Na água ou fora dela, na sombra ou no sol, e também em qualquer estação, o uso do protetor solar deve virar rotina. A cada duas horas, use e abuse do filtro solar ideal para seu tipo de pele, buscando, também, combinar seu uso com roupas que garantem proteção contra raios UV.

5. E por falar em roupas…

Prefira tecidos leves, mais largos e claros que permitam a transpiração e facilitem a mobilidade. Se a prática ocorrer ao sol, invista em tecidos com proteção contra raios UV, associados ao uso de bonés e óculos de sol.

Quanto aos tênis, passe longe dos modelos sociais na hora de se exercitar. Investir em modelos esportivos, com solado de borracha e tecidos que não retenham o suor é a melhor alternativa para quem busca conforto e segurança.

Por: Ana Clara Archanjo – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma clicando aqui

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar