UPbe04
Érica PaganiniSaúde

Consequências bucais do stress: Bruxismo e Apertamento Dental

UPbe05

No momento especial em que estamos vivendo existe um aumento de stress, gerando reações psicossomáticas que podem causar problemas para o nosso organismo.

No momento especial em que estamos vivendo, existe um aumento de stress geral, tanto pelo confinamento, como pelo risco e medo que estamos sentindo frente a essa pandemia. Esse medo pode ser real, ou irreal, estar superestimado ou subestimado, e não temos como medi-lo. O que importa não é o tamanho dele, mas sim as reações psicossomáticas que ele causa no nosso organismo e isso varia em cada pessoa.

bruxismo
Os danos relacionados ao stress também aparecem na área odontológica.

Os danos podem aparecer de diversas formas como: gastrite, roer unha, doenças autoimunes, entre tantas outras. Na parte odontológica temos vários acometimentos, mas os mais comuns são os hábitos parafuncionais: apertamento dental (estático) e/ou bruxismo (ranger os dentes), isso juntamente com um posicionamento mandibular alterado.

UPbe16

O apertamento dental ou o bruxismo é feito de forma inconsciente quer seja dormindo ou acordado (inconscientemente) e com uma força cerca de 10x maior que a da mastigação. Por essa força ser muito maior que o normal, com o tempo começa a promover desgastes dentais, diminuindo o tamanho dos mesmos, sensibilidade dental, fraturas dentais, pode haver a necessidade de tratamento de canal mesmo sem a presença de cáries, dores musculares, cervicais, e também na cabeça, principalmente na região temporal.

Quando o paciente está em tratamento ou vai regularmente ao dentista, principalmente se este dentista tiver um conhecimento mais profundo de oclusão (mordida), existem sinais que evidenciam a possível existência desses hábitos parafuncionais mesmo que ainda haja ausência de sintomas. Dessa forma dá para agir preventivamente e cuidar para que a pessoa não chegue ao estágio da dor.

tratamento bruxismo
Muitas vezes é possível agir preventivamente e cuidar para que a pessoa não chegue ao estágio da dor

Como meus pacientes são na grande maioria adultos, eu me especializei nessa área de oclusão e assim consigo fazer as placas para tratamento das dores orofaciais reposicionando a mandíbula numa posição mais favorável e confortável, minimizando o desconforto e praticamente eliminando as dores de cabeça originadas por hábitos parafuncionais. Esse é um tratamento específico, bem diferente das placas acrílicas convencionais, pois eu coloco todos os casos num dispositivo especifico para verificar a posição da mandíbula em relação ao crânio e assim conseguir levá-la em relação central, que é justamente a posição mais estável e confortável, acabando com a dor.

UPbe15

Se você percebeu que tem travado a mandíbula, acorda com dores que irradiam nos músculos da mastigação ou temporal até mesmo na cervical, provavelmente esteja com algum hábito parafuncional. Nada, substitui a avaliação clínica por um cirurgião-dentista especializado nessa área, mas são sinais que você precisa procurar ajuda e tratamento antes que seu caso se agrave.

Acesse todos os conteúdos da Dra. Érica Paganini clicando aqui

Acesse o canal UP Cuesta Bem Estar no youtube!

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Érica Paganini

A Dra Érica Paganini formou-se na Universidade de São Paulo- Campus Bauru no ano de 1997 e desde então dedica- se a prática Clínica em várias especilidades. ​ Realizou sua Especialização num Programa de Residencia Hospitalar no Hospital de Reabilitação de Anomalias Crâniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). Foram 2 anos integrais de dedicação em Cirurgias de Reabilitação e Próteses. ​ Ao longo de sua carreira, constantemente esta realizando cursos de aperfeiçoamento e atualização. Desta forma, traz sempre as novidades para seus pacientes. Dentre os cursos e técnicas, destaca-se: ​ Laminados Cerâmicos, Oclusão e Placas Miorrelaxantes, Capacitação em Toxina Botulínica, Preenchimento Facial e Labial, Tratamento Enzimático de Papada, Lifting Facial com fios de sustentação, Especialista em análise facial
Botão Voltar ao topo
Fechar