UPbe04
BelezaEditorial Beleza

SKINCARE: Desvendando mitos sobre o famoso conceito do universo da beleza

UPbe05

Entenda porque as rotinas de cuidados com a pele se tornaram tão queridas ultimamente

pele
Durante a quarentena, a busca por cuidados com a pele aumentou expressivamente

O termo “Skincare” tem se tornado cada vez mais famoso na área da beleza. Sendo muitas vezes comparado à uma rotina de autocuidado, os cuidados com a pele (que é a tradução literal do termo “skincare”) envolvem desde a limpeza do rosto até a aplicação de inúmeras máscaras e séruns.

De acordo com a Vogue Brasil, em 2020 a busca por cuidar da pele aumentou como nunca antes, resultado de um ano em que passamos quase todos os meses em casa sem o uso de muita maquiagem e, principalmente em frente à luz azul dos computadores, celulares e televisores.

UPbe16

Não são apenas as mulheres que buscam melhorar os cuidados com a pele. Nos últimos tempos, os homens também começaram a se interessar mais por esse assunto.

Para acompanhar as transformações no consumo de produtos de beleza, no texto de hoje, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o skincare, além de dar dicas de uma rotina básica para você se dedicar aos cuidados diários. Lembrando que, antes de iniciar qualquer procedimento, um dermatologista deve ser consultado.

cuidados com a pele
Existem muitos mitos a respeito dos cuidados com a pele que você precisa saber antes de mais nada

Verdade ou mentira? Desmentindo conceitos sobre skincare

UPbe15

1 – “Pele oleosa não precisa de hidratação”

Este é talvez o equívoco mais comum de quem está iniciando os cuidados com a pele. Ao contrário do que muitos pensam, assim como todas as outras, a pele oleosa também necessita de hidratação.

A oleosidade não indica que a pele está hidratada e inclusive, o excesso de oleosidade revela exatamente o oposto: a desidratação. Isso acontece porque, com a falta de água, a produção de sebo natural vem para tentar suprir as necessidades da pele. Por isso, nunca deixe de hidratá-la, sendo ela oleosa, normal ou seca.

Para peles oleosas, opte por hidratantes com textura em gel ou a base d’água. Os “oil-free”, isto é, livre de óleo, também são uma opção para a pele do rosto.

2 – “Lavar o rosto várias vezes ao dia controla a oleosidade”

Ainda sobre as peles oleosas, outro erro é pensar que ao lavar o rosto várias vezes estamos controlando e reduzindo a oleosidade. O que acontece é, também, exatamente o oposto: na lavagem, retiramos o excesso de sebo e as impurezas da pele. Quando fazemos isso várias vezes ao dia, retiramos os óleos naturais além do necessário, gerando o efeito rebote!

Esse efeito é gerado quando o organismo entende que a pele está desidratada e então passa a produzir ainda mais óleos para tentar suprir esta necessidade do organismo. Ou seja, a pele que já era oleosa ficou ainda mais.

tipos de pele
Cada pele é única e todas requerem cuidados especiais

3 – “Peles negras não necessitam de protetor solar”

Errado! Assim como todos os tipos de pele necessitam de hidratação, o mesmo acontece com o protetor solar. Tenha sempre em mente que o protetor solar é o passo mais importante do skincare pois, mais do que a beleza é a sua saúde em jogo.

O protetor solar vai muito além de se bronzear ou não, funcionando como uma barreira contra os raios solares, que, em excesso, são nocivos à nossa pele e saúde no geral. O filtro solar ajuda a reduzir o envelhecimento, o aparecimento de manchas, e diminui as chances do desenvolvimento do câncer de pele, que é muito comum no Brasil.

4 – “Se eu não me exponho ao sol, não preciso de protetor solar”

Não é porque está frio, porque você não está na praia ou porque está dentro de casa que não precisa usar protetor solar. Os raios UVA e UVB estão presentes até mesmo no inverno e em locais fechados, ainda que em menores quantidades.

Os danos à pele podem ser causados até mesmo diante de luzes artificiais, como a luz azul das telas de computadores, por exemplo. Por esse motivo, a desculpa de não usar filtro por não estar na praia ou piscina não cola!

Além disso, vale lembrar que hidratantes ou maquiagens com filtro não garantem proteção suficiente para sua pele. É necessário utilizar um protetor solar separadamente, com Fator de Proteção Solar (FPS) de, no mínimo, 30.

5 – “Fazer skincare é muito demorado. Não tenho tempo para isso”

A correria do dia-a-dia pode ser um empecilho para uma rotina de cuidados com a pele. Apesar de existirem rotinas mais completas que te fazem ter a experiência de um spa em casa, no dia-a-dia não precisa ser assim.

Os passos mais importantes de um skincare são a limpeza, a hidratação e a proteção, e você pode começar dessa forma e depois acrescentar outros passos à sua rotina conforme as suas necessidades e as da sua pele.

Mais uma vez, é válido ressaltar que, antes de iniciar qualquer rotina, você precisa buscar informações com o seu dermatologista, pois ele saberá exatamente do que sua pele necessita e evitará danos como a acne cosmética ou o efeito rebote. Depois disso, é só curtir esse momento maravilhoso de autocuidado!

Por: Camila Martins – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nossos conteúdos de Beleza clicando aqui!

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar