ComportamentoEditorial Comportamento

Conheça o 5AM Club e os benefícios de acordar com o sol

Omaxlab

Levantar da cama com o raiar do sol pode trazer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar pessoais.

Você já ouviu falar do 5AM Club? Já pensou em acordar às cinco da manhã todos os dias por livre e espontânea vontade? O 5AM Club, ou Clube das 5 da Manhã, é uma iniciativa formada por um grupo de pessoas que decidem acordar às 5 da manhã por vontade própria.

Com o objetivo de aproveitar bem o dia, tanto em questões pessoais quanto profissionais, acordar com o nascer do sol se torna uma rotina para quem decide se juntar à causa. O corpo se “acostuma” com o horário de despertar e este hábito não é levado como uma obrigação exaustiva, mas sim como algo espontâneo e satisfatório.

Estudos afirmam que o simples fato de levantar da cama cedo está relacionado a mais saúde, maior qualidade de vida e felicidade. Foto de Free-Photos / 9080 images no Pixabay.

Pode parecer loucura, mas já existem muitos adeptos da iniciativa. No Brasil, esse grupo ganha forças cada vez mais, o fundador da XP, Guilherme Benchimol, e o influencer do canal de finanças Primo Rico, Thiago Nigro, também fazem parte deste grupo de pessoas.

“O que acontecia antes [de eu fazer parte do 5AM Club]?… eu chegava em casa e eu ficava no ócio… passava muitas horas sem fazer nada. Então, eu praticamente deixei de fazer coisas improdutivas e troquei pela manhã, em que eu faço coisas produtivas.”, afirma Thiago Nigro.

Esta ideia de levantar cedo ganhou espaço nas redes sociais e popularizou com a hashtag #5amclub. Os posts registram as primeiras horas do dia dos adeptos à causa e viraram um espaço de compartilhamento de experiências, onde os “madrugadores” encontram um incentivo de motivação.

Mas, afinal, acordar cedo traz benefícios para a saúde?

Levantar da cama com o raiar do sol pode ter diversos benefícios. Estudos da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, afirmam que o simples fato de levantar da cama cedo está relacionado à melhor saúde, qualidade de vida e felicidade.

Um dos benefícios deste hábito é ter menores chances de desenvolver doenças psicológicas. Pessoas que trocam o dia pela noite podem confundir a produção de hormônios, influenciando diretamente no humor, podendo causar depressão. De acordo com o estudo “Early birds less prone to depression”, mulheres que acordam cedo diariamente têm 12% a 27% menos probabilidade de sofrer de depressão.

Outra questão relevante é que este pode ter ligação com o sucesso. As pessoas que têm relógios biológicos mais sincronizados, têm maior tendência de ter uma personalidade proativa. Esta maior disposição pode ocasionar em melhores performances na vida profissional e/ou estudantil.

Ao optar por este estilo de vida, existe também um maior ganho de tempo. O trabalho efetivo e focado, é muito menor durante a noite do que pela manhã.  Segundo os especialistas de gestão de tempo, isso ainda ajuda na diminuição da ansiedade.

O hábito de acordar cedo pode desenvolver uma maior tendência de proatividade. Foto de Joseph Redfield no Pexels.

Como me acostumo a acordar cedo?

Se você quer fazer parte do 5AM Club, uma das principais dicas é encontrar uma rotina confortável e adequada à sua situação. Os especialistas indicam experimentar para achar a fórmula ideal para o seu próprio corpo. Seguir o que outras pessoas fazem pode não ser o melhor para a sua saúde e bem-estar.

Existem ainda algumas práticas que podem ajudar no processo de acordar cedo. A exposição à luz solar e a prática de exercícios físicos logo de manhã podem fazer com que seu corpo acorde e esteja pronto para iniciar as atividades do dia a dia. Estas iniciativas são estímulos que movimentam o metabolismo e a temperatura corporal de forma mais rápida.

Outra dica importante, é não utilizar a função “soneca” do seu despertador. Pode parecer bobeira, mas o hábito de “só mais 5 minutinhos” pode causar uma confusão mental. Logo que o despertador tocar, pule da cama e comece o seu dia.

Planeje bem a sua rotina, potencializando sua produtividade, e opte por um estilo de vida saudável, na alimentação e nos exercícios físicos.

E aí? Já se sente pronto para fazer parte do 5AM Club?

Por: Giovana Leal – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Comportamento clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo