UPbe04
Editorial SaúdeSaúde

Saúde e Home Office: dicas de como encontrar um equilíbrio

Como o home office mudou a rotina e a saúde física e mental dos trabalhadores?

A mudança do sistema presencial para o home office trouxe muitos impactos para a saúde mental e física dos trabalhadores. Se antes a ideia de passar dias em casa confortava muitos trabalhadores, hoje, após quase dois anos de quarentena, o pensamento não é mais o mesmo.

Uma pesquisa feita pela Oracle, empresa de tecnologia, com a Workplace Intelligence constatou que 78% da força de trabalho global relata impactos negativos em sua saúde mental. Esse resultado é consequência da pandemia do Covid-19, que obrigou empresas e trabalhadores a reinventar suas rotinas e relações sociais.

UPbe16

Antes, um casal que se reunia apenas no final do dia depois de um longo expediente de trabalho, agora precisa encontrar uma maneira de dividir os cômodos silenciosos da casa enquanto cuidam dos filhos, das tarefas domésticas e do emprego, tudo ao mesmo tempo.

Imagem de Free-Photo por Pixabay.

Quarentena e Home Office: As mudanças nas rotinas de trabalho

Mesmo antes da pandemia, o home office não era novidade. A diferença é que essa modalidade de trabalho era opcional. Ao serem obrigadas a fechar as portas de suas sedes e enviar quase todos os funcionários para trabalhar em casa, as empresas precisaram se adaptar rapidamente ao chamado novo normal.

UPbe15

E elas não foram as únicas a mudarem radicalmente suas rotinas, seus funcionários também precisaram se adaptar. Levantar cedo, se alimentar rapidamente para pegar o transporte e chegar ao local de trabalho deu lugar a uma rotina a qual iniciar o expediente é ligar a tela do notebook e encarar os colegas em chamadas de vídeo.

O excesso de informação, resultado da junção do espaço de trabalho com o doméstico, prejudicou a saúde mental e física de boa parte da população. Já que não é mais possível conviver com as pessoas como antes, muitos estão se sentindo mais ansiosos, solitários e desanimados.

Por isso, hoje, mais do que nunca, é importante procurar dicas e atividades essenciais para sua saúde mental e física no dia a dia.

Imagem de StockSnap por Pixabay.

Dicas para cuidar da saúde mental e física durante o home office

  1. Tenha uma rotina bem definida

No home office, as paredes que o cercam durante o período de trabalho são as mesmas de quando está com a família ou descansando. Por isso, é importante delimitar muito bem esses ambientes na hora de preparar o cronograma.

Para que sua mente saiba a hora de relaxar e se dedicar, separe na agenda um horário para acordar com folga, se preparar para o dia, começar o itinerário e fazer pausas específicas durante esse período.

Lembre-se que tão importante quanto cumprir com todas as atividades do trabalho, é necessário fazer pequenas pausas durante o dia e aliviar a mente. Desligue os canais de comunicação com sua empresa durante o almoço, faça uma caminhada e saia da frente do computador.

Uma dica é compartilhar sua agenda com seus colegas de trabalho. Assim eles saberão os momentos que podem te contatar e os que você não estará disponível.

  1. A postura faz o lugar

Tão importante quanto definir seus horários é escolher o lugar em que vai trabalhar. Nossa mente relaciona espaços à hábitos.

Separe um lugar silencioso em casa. Coloque uma mesinha e cadeira confortável. Utilize esse local sempre que for executar uma tarefa relacionada a sua profissão. Mantenha a postura e se afaste de distrações.

Desse modo, sua mente irá relacionar aquele lugar a hora de se concentrar e dedicar ao trabalho. Com tempo e determinação, um hábito nascerá em seu dia a dia, fazendo com que os sentimentos de desânimo e dispersão diminuam.

  1. Mova a mente e o corpo

Estabelecer lugares específicos para cada ocasião e alternar entre eles é uma maneira de estimular a mente. Mas há muitas outras atividades para trabalhar o cérebro e o corpo que podem ser realizadas dentro de casa.

Seja uma caminhada de 15 minutos ao dia, alguns exercícios e alongamentos ou uma meditação, o simples ato de estimular o corpo e a mente fazem grande diferença no dia a dia. Com eles você evita um burnout, ao mesmo tempo que cuida da saúde física e mental.

  1. Encontre um novo hobbie

Outra maneira de manter o bem-estar durante o home office, principalmente na quarentena, é encontrar um novo hobbie. Pode ser qualquer coisa, desde cozinhar a aprender novos idiomas.

Os hobbies estimulam a criatividade, concentração e foco. Além de trazerem um sentimento de felicidade e realização, são também uma ótima opção de lazer produtivo para aqueles momentos pós expediente.

Existem várias opções de hobbies. Se você quer conhecer novas pessoas mesmo durante a pandemia, a dica é se inscrever em uma aula online ao vivo. Essa pequena mudança pode diminuir a sensação de solidão e melhorar o ânimo.

Por: Ana Clara Leandro – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Saúde clicando aqui 

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Editorial UP Cuesta Bem Estar

A UP Cuesta Bem Estar tem parceria com a empresa júnior Jornal Jr. da Unesp - Campus Bauru. Desta forma, todo o nosso conteúdo editorial é criado pelos integrantes desta fantástica iniciativa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar