UPbe04
Editorial NutriçãoGeralNutrição

Saiba como manter uma alimentação saudável no inverno

Conheça 4 dicas que vão te ajudar a desfrutar uma dieta balanceada durante o inverno

Quando pensamos no inverno, logo vem à cabeça comidas e bebidas típicas dessa época, como chocolate quente, fondue, massas e diversas outras que nos mantém aquecidos. Mas, durante esse período, é muito importante ficar atento para não exagerar e desbalancear sua alimentação

A imagem mostra os pés de uma pessoa calçando pantufas, que está sentado em frente a uma lareira, e com uma caneca de chocolate quente ao lado.
Durante o inverno, mantenha uma dieta saudável escolhendo alimentos mais equilibrados em calorias (Reprodução: JillWellington / Pixabay)

No frio, é muito comum termos vontade de comer mais e, principalmente, alimentos calóricos, como por exemplo, o chocolate. Isso porque nosso organismo consome energia para se aquecer e manter a temperatura corporal. Então, quando estamos em períodos de temperaturas mais baixas, esse esforço precisa ser maior, e com isso vem o impulso de consumir comidas mais gordurosas.

UPbe16

Mas, essa adaptação não é motivo para escolher refeições mais calóricas e desequilibrar sua dieta. Durante o inverno, também é muito importante manter uma alimentação saudável e balanceada. Confira agora 4 dicas que vão te ajudar a manter o equilíbrio durante esse período:

1. Explore uma variedade de sopas

Além de serem as queridinhas do inverno, as sopas e os caldos são boas opções para adicionar no cardápio. Esta refeição tradicional de temperaturas frias é muito nutritiva e ótima para a saúde, além de ajudar na hidratação do corpo.

No preparo das sopas o ideal é explorar verduras e legumes para sabores variados. Algumas sugestões são: a batata-doce, que fornece energia através de carboidratos saudáveis, o inhame, como ótima fonte de vitamina B6, e o palmito, que ajuda na manutenção da saúde dos ossos. Esses são excelentes alimentos para comer no inverno e que podem servir de base ou acompanhamento de suculentas sopas.

UPbe15

Mas tenha cuidado: adicionar alimentos muito gordurosos nos caldos, como queijos e pães, pode os transformar em bombas calóricas.

2. Beba muitos líquidos

Mesmo que agora não esteja calor e nosso corpo não peça mais por uma bebida  geladinha para refrescar, não podemos deixar de lado os líquidos, que são muito importantes para hidratar nosso corpo.

É muito comum esquecermos de ingerir líquidos no frio, principalmente a água, mas estimular este hábito é muito importante para nos mantermos saudáveis e hidratados

Para não esquecer desta prática, temos algumas dicas:

  • Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água. O indicado é beber 2 litros por dia e esse hábito irá te ajudar nisso;
  • Invista em bebidas quentes, como chás e matchas;
  • Varie nos chás. Hortelã, camomila, chá-verde e maçã são só algumas opções dentre uma variedade.
A imagem mostra um prato de sopa, com legumes e verduras ao lado.
Fique atento a sua alimentação em tempos frios, mantenha-se hidratado e invista em gorduras boas (Reprodução: RitaE / Pixabay)

3. Consuma gorduras boas

Além das refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – não deixe de fazer as refeições menores no dia, como os lanchinhos e chá da tarde. Essas pequenas porções ajudam a manter a saciedade por muito mais tempo.

Quando você parar para fazer um lanchinho, opte por alimentos mais leves e saudáveis. As oleaginosas possuem gorduras que são boas para nosso organismo e podem fazer parte desta refeição, e elas são encontradas nas nozes, castanhas, amêndoas e linhaça. Além de saciar o desejo e necessidade de gordura, esses alimentos ajudam na prevenção de diversas doenças.

4. Não abandone as frutas

As frutas são essenciais para nosso bem-estar e não deixá-las de lado no inverno é muito importante. Uma dica é consumir frutas da estação e que trazem diversos benefícios.

Nessa temporada você pode optar por:

  • Morango: Essa fruta típica de climas frios é rica em vitaminas A e C, e  pode ser usada em vitaminas, sucos, doces e até em saladas;
  • Abacate: Além de ser muito versátil, sendo utilizado em pratos doces e salgados, o abacate possui gorduras benéficas para a saúde;
  • Laranja: Uma fruta cítrica rica em vitamina C e fibras, a laranja aumenta as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, sendo muito importante em épocas de queda de temperatura.

Essas são algumas recomendações que te ajudarão a manter uma alimentação saudável durante o inverno, mas caso queira saber mais, consulte um nutricionista e veja como adaptá-las à sua rotina

Gostou das dicas? Então, fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre nutrição e saúde.

Por: Giovana Leal – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Nutrição clicando aqui

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar