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Elásticos Extensores: Saiba mais sobre a versatilidade dos exercícios com o acessório

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Conheça a praticidade de fazer exercícios com elásticos extensores e em como praticá-los em casa

Longe das academias e de seus aparelhos de musculação, algumas opções de ferramentas e adaptações para treinos em casa têm se tornado mais populares. Uma opção interessante, prática e que sana diversas necessidades são os elásticos extensores. Simples e eficientes para gerar tensão e estimular a hipertrofia muscular, as fitas elásticas fazem o papel dos pesos, intensificando o exercício

Malhar em casa exige muita determinação e disciplina, mas com os acessórios corretos, as atividades físicas se tornam mais práticas e a adaptação mais ágil.

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A imagem traz uma mulher se exercitando com um elástico azul, em que está deitada com as pernas esticadas para cima com a ajuda do elástico extensor.
A ferramenta oferece resistência e intensifica os exercícios (Reprodução: iStockphoto)

Mas como aproveitar o máximo dos elásticos extensores e inseri-los em sua rotina de exercícios? Bom, nada dispensa a orientação de um profissional de educação física, mas neste post vamos te dar algumas dicas e sugestões de como utilizar o acessório. Confira!

Tipos de elásticos extensores

Existem alguns tipos de elásticos disponíveis no mercado, como as minibands, superbands e super mini bands. Todos possuem a função de trabalhar resistência nos grupos musculares. Nesse artigo, vamos focar nas faixas elásticas do tipo tubing. Você pode encontrar kits com essas faixas que servem para diferentes exercícios e partes do corpo, sendo um ótimo jeito de iniciar a prática!

Como usar as faixas elásticas na prática

  • Remada: trabalhando a musculatura das costas, membros superiores e inferiores.

Pise sobre a fita e segure cada uma das pontas  com as mãos, levantando o acessório ao lado do corpo. Mantenha ombros e pés alinhados e dobre levemente o joelho, jogando o quadril para trás.
Puxe o elástico flexionando os cotovelos, executando o movimento. Faça algumas séries respeitando seu limite. 

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  • Agachamento: desenvolvendo a musculatura com simetria e equilíbrio.

Pise sobre a fita e segure uma ponta dela com cada mão. Leve as mãos na altura dos ombros, mantenha a coluna longa e agache contraindo o abdômen. Cuidado e atenção ao conforto dos joelhos. 

  • Supino: musculatura peitoral.

Deite-se sobre a faixa de modo que ela fique logo abaixo de seus ombros. Segure as duas pontas com cada uma das mãos e estenda os braços para cima, unindo as pontas do elástico. Mantenha ombros e cotovelos alinhados, sempre com cuidado para evitar lesões. Repita em séries. 

Essas são apenas algumas das formas que podem ser feitas com as faixas de tubing. Mas, você pode explorar diversos outros exercícios quando se sentir confortável com o acessório, e com o tempo vai perceber que o uso é muito versátil!

A imagem traz parte do corpo de um homem se exercitando em ar livre com elásticos extensores. Ele está agachado com as pernas abertas com a ajuda do elástico.
As possibilidades para a prática de exercícios são muitas! (Reprodução: Adidas Runtastic)

Os extensores te dão várias possibilidades de treinar em qualquer lugar e são uma ótima opção para viagens também. Além disso, costumam ser um investimento baixo com bastante valor agregado.

Mas fica o AVISO: sempre reforçamos a ajuda e o olhar técnico de um profissional. Então, lembre-se de respeitar seus limites e usufruir do acessório com consciência e responsabilidade!

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Por: Camila Maichaki – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

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