BelezaEditorial BelezaGeral

Máscaras Faciais: Saiba quais os seus benefícios para a pele

UPbe04

Conheça as vantagens de incluir o uso máscaras faciais na sua rotina de skincare

Já ouviu falar em skincarerotina de cuidados com a pele – e os seus benefícios? Pois então saiba que cuidar da pele demanda um tratamento adequado, além de uma boa alimentação e muita água. Os cuidados com a pele exigem alguns detalhes para limpeza e nutrição específicos para cada um, e o uso de máscaras faciais é uma etapa essencial para quem deseja ter uma pele saudável. Por isso, ao longo deste artigo vamos contar mais sobre as vantagens que as máscaras faciais podem trazer para você, então siga a leitura!

Mulher jovem negra, em um fundo verde, sorrindo com o dedo apoiado no rosto, enquanto realiza uma rotina de cuidado facial.
Skincare é um termo em inglês que significa cuidados com a pele, e diz respeito à rotina diária de cuidados que pode ser realizada de manhã e ao anoitecer  (Reprodução: Freepik)

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DO USO DE MÁSCARAS FACIAIS

Muito se engana quem pensa que dedicar alguns minutos do dia para passar uma máscara colorida no rosto, é somente para garantir estética e beleza. Dentre as principais funções das máscaras faciais, a mais importante é a garantia de mais saúde para sua pele. As máscaras de tratamento facial possuem ativos em suas fórmulas que promovem hidratação, renovação celular, redução da oleosidade e até mesmo redução de cravos e espinhas.

UPbe16

Sendo indicada a utilização pelo menos uma vez por semana na skincare, irá garantir a manutenção da pele que foi agredida ao longo dos dias, com a  sujeira do ar e exposição solar. Mas antes de sair comprando a primeira máscara facial de tratamento que encontrar na farmácia ou internet, é importante descobrir qual o seu tipo de pele, para assim escolher o melhor produto que irá te proporcionar uma pele  mais bonita e saudável.

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE PELE

Os tipos de pele são definidos como: normal, oleosa, seca, mista e sensível! Descubra o seu:

Pele normal: Caracterizada por ser uma pele equilibrada, com produção de sebo em quantidade adequada e a hidratação natural estável.

UPbe15

Pele seca: Caracterizada por produzir pouca oleosidade natural, com um aspecto ressecado e de pouca luminosidade, podendo apresentar coceiras e vermelhidão. Um dos cuidados essenciais da rotina para esse tipo de pele é a hidratação.

Pele oleosa:  A pele oleosa é bem comum, principalmente entre os brasileiros(as). Caracterizada pelo acúmulo de oleosidade na pele,  especialmente na região de zona T do rosto – testa, nariz e queixo. Devido à oleosidade excessiva, é bastante frequente o aparecimento de cravos e espinhas, por isso produtos com fator detox, que mantêm a limpeza e hidratação reguladas, são fundamentais na skincare desse tipo de pele.

Pele mista: A pele mista é um tipo intermediário entre a seca e a oleosa. Tem como características a oleosidade na zona T do rosto e ressecamento nas outras regiões da face, como por exemplo, as bochechas. Para esse tipo de pele é necessário atenção redobrada, o controle da oleosidade deve ser equilibrado e a hidratação na medida certa.

Cada tipo de pele necessita de uma rotina diferenciada de cuidados, e é justamente por isso que existe uma variedade infinita de produtos. Para entender melhor qual máscara de tratamento facial é indicada para o seu rosto é necessário consultar um(a) dermatologista, assim terá a indicação perfeita de quais cuidados tomar com a sua pele. A dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista concedida a Veja Saúde, lembra que, para tratar manchas e condições como a rosácea, por exemplo, não dá para fugir da avaliação médica, então procure sempre acompanhamento médico!

Homem negro, sorrindo com máscara facial aplicada no rosto, utilizando uma touca de banho azul com bolinhas brancas.
Os cuidados com a pele masculina deixaram de ser um tabu. Hoje a rotina de skincare é uma aliada dos homens, e o uso de máscaras faciais também está nessa força tarefa (Reprodução: Freepik)

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MÁSCARA FACIAIS?

Agora que você já sabe como descobrir seu tipo de pele e como buscar a melhor rotina de cuidados para ela, conheça alguns tipos de máscaras de tratamento facial.

Peel Off

A famosa puxa aqui, puxa lá! As máscaras Peel Off,  tem por característica uma consistência líquida e pegajosa, como um creme, que deve ser espalhado no rosto. Após a espera da secagem, é formada uma camada fina que deverá ser gentilmente retirada. Depois de todo o processo será possível perceber na pele um aspecto de maciez e uniformidade, garantindo uma bela hidratação ao seu rosto.

Sheet Mask

Praticidade tem nome! As Sheet Masks são máscaras de tecido bem fina, com espaços de abertura na região dos olhos e boca, que vem embebida em uma fórmula com seus princípios ativos. Após fixá-la no rosto, é só aguardar alguns minutos para ela agir na pele. A utilização dessa máscara é muito recomendada para quem deseja uma limpeza mais profunda e eficaz, que traz consigo sensações refrescantes para a pele.

Em creme

Bastante conhecida, as máscaras em creme, ou pasta, são de aplicação e lavagem após o tempo de ação. Elas são bem comuns no mercado, devido sua maior versatilidade de utilização e rendimento, já que o produto pode ser usado mais de uma vez. Além disso, essas máscaras são ricas em fatores de hidratação, por isso são mais indicadas para as peles secas e sensíveis.

Caseiras

Receitinhas de vovó, babosa, carvão ativo e muita criatividade! As máscaras caseiras são opções simples e práticas para garantir os cuidados com a skincare. Mas lembre-se, consulte sempre o(a) dermatologista, assim como as máscaras cosméticas, é necessário entender as substâncias dos produtos caseiros em contato com a pele. Nem tudo que tem em casa pode usar no rosto, por isso pesquisa com especialistas quais os produtinhos recomendados para a pele, quais as receitas de acordo para o seu tipo e de como usá-los.

Agora que você já sabe as vantagens de adicionar as máscaras faciais à sua rotina de cuidados com a pele, chegou a hora de você consultar o(a) dermatologista e escolher a melhor opção para você. E assim, garantir uma pele mais saudável e bonita!

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre cuidados com a pele e beleza.

Por: Thais Oliveira – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar