Boa FormaEditorial Boa FormaGeral

Ginástica Localizada: Descubra os seus benefícios

UPbe04

Entenda o que é a ginástica localizada e como ela pode trabalhar com a sua saúde física e mental

A ginástica localizada, como o próprio nome diz, é uma modalidade de treinamento físico que trabalha com exercícios repetitivos e concentrados em um grupo muscular específico. Ou seja, exercícios são focados em um grupo muscular localizado.

Esta prática, que pode ser realizada em grupo ou individualmente, é segmentada em inúmeras categorias que exercitam as mais diversas partes do corpo, dos bíceps aos glúteos, do peitoral aos quadríceps.

UPbe16

A ginástica local — como também é conhecida — além do mais insere a possibilidade do praticante contar com equipamentos para potencializar os benefícios dos treinamentos. Alguns exemplos são: halteres, tornozeleiras, bastões, barras e até elásticos extensores.

Homem branco a esquerda e mulher negra a direita segurando equipamentos de academia.
Usando equipamentos ou não, a ginástica localizada traz uma série de benefícios para o seu praticante (Reprodução: Freepik/wayhomestudio)

Da saúde física à saúde mental

Se engana quem pensa que o praticante da ginástica localizada está de olho exclusivamente na melhora do condicionamento físico.

É claro que a prática é voltada, também, para o emagrecimento, a redução de medidas e o desenvolvimento do sistema motor. Além disso, ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e respiratórias, uma vez que os exercícios expandem o bombeamento de sangue para o coração e a circulação de ar nos pulmões.

UPbe15

Contudo, a ginástica local do mesmo modo aumenta a autoestima, a disposição e a qualidade de vida de quem pratica. Hoje é consenso entre os profissionais da psicologia e da psiquiatria que exercícios físicos regulares podem ser aliados fundamentais no tratamento de transtornos como a ansiedade e a depressão.

Para mais, os treinos grupais estimulam a sociabilidade, fazendo com que o praticante construa novas amizades, expanda seu círculo social e se sinta ainda mais estimulado a conservar os hábitos saudáveis.

Mulher negra com moletom rosa meditando.
Saúde é um equilíbrio entre corpo e mente — e a ginástica local atua em ambas as áreas (Reprodução: Freepik/wayhomestudio)

Exercícios mais comuns na Ginástica localizada

  • Agachamentos: Trabalha, em especial, com a musculatura dos glúteos e das coxas. Basta que o praticante mantenha as pernas afastadas, estique os braços à frente do corpo e agache até que as coxas fiquem paralelas ao chão.
  • Supino: Trabalha com os músculos do peitoral maior. Enquanto está deitado em decúbito dorsal, o praticante abaixa uma barra com pesos até próximo do peito, e então a empurra para cima até que seus cotovelos estejam estendidos (ou próximos disso).
  • Flexões de braço: Trabalha os músculos do peitoral, tríceps, ombros, abdômen, lombar e, até mesmo, dos membros inferiores. Em posição de prancha, o exercício começa com uma flexão do cotovelo até que o peitoral chegue a dois dedos do chão, em seguida voltando à posição inicial com a extensão do braço — mantendo o tronco firme, sem deixar o quadril cair.
  • Abdominais: Trabalha com a musculatura do dorso. O praticante, deitado com os joelhos para cima, levanta o tronco apenas com a força dos músculos abdominais, como se fosse encostar o peito nos joelhos — mas sem encostar, mantendo o tronco na diagonal.

Não se esqueça de alongar

O alongamento é indispensável dez minutos antes e dez minutos depois das práticas de ginástica local. Antes para aquecer os músculos e depois para relaxar o corpo. Isso evita lesões e cãibras.

Em estações particularmente quentes, como o verão e a primavera, é também essencial redobrar a atenção com a hidratação e com os cuidados com a exposição aos raios solares.

Ah! E uma curiosidade…

A ginástica localizada é uma prática nacional! Ela surgiu na cidade do Rio de Janeiro durante a década de 30. Desde então vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade nas academias brasileiras e mundo afora.

Por: Sérgio Toledo – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar